Panda gigante Mei Xiang mora no Zoológico Nacional dos EUA: ela já deu a luz a dois filhotes, mas um morreu na primeira semana após o parto, no ano passado (Rob Page III/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 30 de março de 2013 às 15h44.
Washington - Veterinários do Zoológico Nacional dos Estados Unidos inseminaram artificialmente a fêmea de panda gigante Mei Xiang neste sábado depois que o acasalamento natural fracassou, disseram mantenedores do zoológico.
Mei Xiang foi posta sob anestesia geral e inseminada com uma combinação de sêmen fresco e sêmen congelado coletado do panda gigante macho do zoológico Tian Tian. Os cientistas planejam uma secunda inseminação ainda neste sábado.
Vaterinários detectaram um aumento no nível hormonal na terça-feira, indicando que Mei Xiang estava pronta para acasalar, mas disseram que "nenhum cruzamento competente" havia ocorrido entre o par de pandas.
"Estamos esperançosos de que nossos esforços de reprodução serão bem sucedidos este ano e somos encorajados pelos dados hormonais e de comportamento que temos visto até agora", disse Dave Wildt, diretor do Centro de Sobrevivência de Espécies no Instituto de Conservação Biológica Smithsonian.
Cientistas vão continuar a monitorar os níveis hormonais de Mei Xiang pelos próximos meses e a conduzir ultrasons para determinar se ela está grávida. Uma gravidez dura entre 95 e 160 dias, disseram eles.
Mei Xiang já deu a luz a dois filhotes. Um morreu na primeira semana após o parto no ano passado. O outro nasceu em 2005 e se econtra no Centro de Pesquisa e Conservação para o Panda Gigante da China, em Wolong.