Mundo

PAM lança comida pela 2ª vez esta semana a cidade síria

Assim como na primeira entrega, feita ontem, os pacotes continham, principalmente, legumes, arroz e alimentos para o preparo de pratos quentes


	Ajuda humanitária: 16,7 toneladas de alimentos suficientes para alimentar 2 mil pessoas durante um mês foram lançadas
 (Ammar Abdullah / Reuters)

Ajuda humanitária: 16,7 toneladas de alimentos suficientes para alimentar 2 mil pessoas durante um mês foram lançadas (Ammar Abdullah / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2016 às 11h51.

Genebra - O Programa Mundial de Alimentos (PAM), da Organização das Nações Unidas (ONU), lançou nesta terça-feira, pela segunda vez nesta semana, comida à Deir ez Zor, cidade síria controlada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) desde março de 2014 e que tem 200 mil habitantes.

Ao todo, 16,7 toneladas de alimentos suficientes para alimentar 2 mil pessoas durante um mês foram lançadas em 26 carregamentos que chegaram ao solo de paraquedas.

Assim como na primeira entrega, feita ontem, os pacotes continham, principalmente, legumes, arroz e alimentos para o preparo de pratos quentes.

Toda a carga foi recolhida pela equipe da Cruz Vermelha Síria (SARC), que é um dos parceiros do PAM em Deir ez Zor.

De acordo com a porta-voz do PAM, Bettina Luescher, o lançamento de alimentos via aérea é sempre "o último recurso" por conta da dificuldade e do custo, mas dada a impossibilidade de fazê-lo via terrestre essa era a única solução.

Ontem, o PAM conseguiu fazer a primeira entrega após dois anos sem poder distribuir comida. No total, 26 lotes destinados a alimentar 2.500 pessoas em um mês foram lançados, sendo que quatro deles sumiram e ainda não foram encontrados.

O avião fretado pelo organismo saiu de Amã (Jordânia) e lançou os carregamentos a uma grande altitude para evitar ser atacado.

Em 24 de fevereiro, o PAM fez a primeira tentativa de entregar alimento, mas nenhum dos lotes chegou ao seu destino final, já que alguns caíram em locais de domínio dos terroristas e outros simplesmente ficaram destruídos por conta de uma falha na abertura dos paraquedas.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosEstado IslâmicoSíriaTrigo

Mais de Mundo

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história

RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêutica