Mundo

Palestinos refugiados no Líbano comemoram trégua com tiros

Disparos lançados em comemoração ao cessar-fogo acabaram matando uma pessoa


	Palestinos celebram cessar-fogo: disparos comemorativos mataram uma pessoa
 (Suhaib Salem/Reuters)

Palestinos celebram cessar-fogo: disparos comemorativos mataram uma pessoa (Suhaib Salem/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 16h48.

Beirute - Os refugiados palestinos do campo de Ein el Hilweh, no sul do Líbano, comemoraram o cessar-fogo estipulado nesta terça-feira pelas delegações israelense e palestina no Cairo com disparos para o alto, o que acabou matando uma pessoa, informou a "Agência Nacional de Notícias" (ANN) libanesa.

A agência detalhou que a vítima morreu no hospital da cidade de Sidon, para onde tinha sido transferida devido à gravidade de seus ferimentos.

Por sua vez, o secretário-geral do grupo radical palestino Jihad Islâmica, Ramadan Shalah, atribuiu ao lado palestino "o triunfo em nível militar, econômico e político" no conflito.

Os palestinos consideram o anúncio do cessar-fogo como uma vitória, apesar de que, desde que foi iniciada a operação Limite Protetor no dia 8 de julho, mais de 2,1 mil palestinos morreram, a maioria civis, além de 67 israelenses, 64 deles militares.

O acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor às 19h locais (13h de Brasília), está baseado na iniciativa proposta pelo Egito e nos pactos alcançados no Cairo em 2012, que puseram fim à operação anterior das Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) contra Gaza, chamada de Pilar Defensivo, informou o Ministério das Relações Exteriores do Egito em comunicado.

Além de estabelecer o fim das hostilidades, os acordos de 2012 incluíam a abertura das passagens fronteiriças entre a Faixa de Gaza e Israel e a facilitação do movimento de pessoas e bens em seus acessos.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelLíbanoMortesPalestina

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos