Mundo

Palestinos apresentarão projeto na ONU; EUA ameaçam vetar

Palestinos pretendem submeter ao Conselho de Segurança projeto de resolução para reivindicar o fim da ocupação israelense, o que provocou reação dos EUA


	Menino com bandeira da Palestina: EUA reagiram com uma ameaça de veto
 (AFP)

Menino com bandeira da Palestina: EUA reagiram com uma ameaça de veto (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 21h21.

Ramallah - Os palestinos pretendem submeter na quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU seu projeto de resolução para reivindicar o fim da ocupação israelense, ao que os Estados Unidos reagiram com uma ameaça de veto, disseram nesta terça dois altos funcionários à AFP.

O principal negociador palestino, Saeb Erakat, se reuniu nesta terça-feira, em Londres, com o secretário de Estado americano, John Kerry, que lhe disse que os Estados Unidos vetarão o texto, explicou o dirigente palestino à AFP.

"Kerry disse à delegação palestina: 'Vamos vetá-lo'", afirmou Erakat.

Diante da paralisia das conversações de paz, o aumento da pressão dos moradores e o crescente apoio internacional, os palestinos acreditam que podem obter uma resolução da ONU para por um fim à ocupação israelense.

Depois que a última rodada de conversações de paz, apoiada pelos Estados Unidos, fracassou em abril e diante do aumento da violência na Cisjordânia e em Jerusalém oriental, os especialistas afirmam que os palestinos estão convencidos de que uma resolução da ONU é o único caminho.

Várias negociações de paz falharam em resolver as questões chave do conflito: a criação de um Estado palestino com fronteiras definidas, o destino dos refugiados palestinos e o estatuto de Jerusalém.

A frustração dos palestinos aumentou, fomentada pela expansão permanente das colônias israelenses em terras palestinas.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseConselho de Segurança da ONUEstados Unidos (EUA)IsraelPaíses ricosPalestina

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru