Mundo

Palestinos acusam Israel de sabotar processo de paz

Segundo o negociador palestino, Saeb Erakat, negociações fracassaram após a decisão israelense de acelerar a colonização em Jerusalém Oriental

"O governo israelense é o único responsável pelo fracasso do processo de paz e das consequências disso", disse Erakat. (AFP/Khaled Desouki)

"O governo israelense é o único responsável pelo fracasso do processo de paz e das consequências disso", disse Erakat. (AFP/Khaled Desouki)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2011 às 14h32.

As tentativas do Quarteto para o Oriente Médio de reativar as negociações de paz entre israelenses e palestinos fracassaram após a decisão israelense de acelerar a colonização em Jerusalém Oriental, declarou nesta terça-feira em Ramallah o negociador palestino, Saeb Erakat.

"As tentativas do Quarteto (Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia) para criar uma atmosfera propícia para relançar as negociações de paz e convencer Israel a deter a construção nas colônias fracassaram", afirmou Erakat à AFP.

"Israel respondeu às iniciativas do Quarteto e à reunião de ontem (segunda-feira) de seus representantes com as duas partes, cujo objetivo era retomar as negociações, com o anúncio de novas construções" em Jerusalém Oriental, lamentou Erakat.

Pouco antes, o ministério israelense da Habitação havia anunciado o lançamento de uma licitação para a construção de 800 novas casas em dois bairros de colonização em Jerusalém Oriental anexada.

"O governo israelense é o único responsável pelo fracasso do processo de paz e das consequências disso", disse Erakat.

O governo de Benjamin Netanyahu decidiu acelerar a colonização da Cidade Santa e da Cisjordânia ocupada como uma retaliação pela recente admissão da Autoridade Palestina à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelOriente MédioPalestina

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique