Mundo

Palestino cria desafio do balde de entulho em atenção à Gaza

Jornalista explica que a água é um bem muito valioso em Gaza, onde falta água corrente nas casas e a ausência de eletricidade também não permite congelá-la


	#RemainsBucket: Ayman Aloul fez o desafio com o balde cheio de entulhos
 (Reprodução/YouTube/Ayman Aloul)

#RemainsBucket: Ayman Aloul fez o desafio com o balde cheio de entulhos (Reprodução/YouTube/Ayman Aloul)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 18h32.

Gaza - Um jornalista palestino se somou à campanha internacional "Ice Bucket Challenge" em Gaza, mas ao invés de jogar água fria na cabeça como as estrelas mundiais, fez com o balde cheio de entulhos para denunciar a destruição israelense na Faixa.

Em um vídeo postado na internet, Ayman Aloul explica que a água é um bem muito valioso em Gaza, onde falta água corrente nas casas e a ausência de eletricidade também não permite congelá-la.

"Gostei da ideia, portanto decidi pensar como fazer algo desde a Palestina. Busquei água mas é muito difícil, muito difícil encontrar água aqui, além disso seu uso é muito importante para despediçá-la jogando sobre nossas cabeças", explica Aloul frente a um edifício desabado pelas bombas.

"E quando olhei como fazer a versão palestina, vi que o que mais havia era escombros, portanto decidi utilizá-los", afirmou o jornalista, que disse que este desafio não era para uma pessoa em particular mas "para o povo que simpatiza com a causa do povo palestino".

E a eles pediu que seja "inventado seu próprio desafio para ajudar o povo palestino e demonstrar sua solidariedade", antes de deixar que um colega jogasse o balde de pequenas e poeirentas pedras sobre a cabeça.

O vídeo foi postado nas redes sociais com o título #remainsbucket e se transformou já em um pequeno fenômeno na rede.

//www.youtube.com/embed/duSBig1-VUA

Há poucos dias, outro jornalista palestino projetou sua própria versão do popular desafio, lançado desde os EUA por estrelas do cinema, da música e do esporte em solidariedade com a doença degenerativa conhecida como ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), mas para denunciar também a ocupação israelense de seu território.

Em um vídeo postado no YouTube, que recebeu já mais de 15 mil visitas e foi compartilhado por milhares de pessoas através do site da rádio palestina "Raia FM", o jovem, que se identifica como Fadl, também explica que conheceu a campanha e que quer somar seu apoio.

Depois, da mesma forma que famosos como LeBron James, Justin Timberland, Cristiano Ronaldo e Leo Messi, pega um balde de água gelada para jogar na cabeça, mas descobre com fingida surpresa que está vazio.

"Uy, na Palestina vivemos sob ocupação. A ocupação israelense utiliza todos nossos recursos hídricos. Os colonos judeus dispõem de uma quantidade diária de água sete vezes maior que os palestinos", explica Fadl.

"Nos últimos meses, centenas de palestinos vivem e seguem vivendo imersos em uma crise de água. Israel atacou a maior parte dos recursos hídricos de Gaza. Por isso, sinto muito, não posso seguir adiante com este desafio", se lamenta.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaFaixa de GazaPalestina

Mais de Mundo

Líder da Groenlândia diz que seu povo não quer ser americano: 'Queremos ser groenlandeses'

G7 denuncia “falta de legitimidade” em posse presidencial da Venezuela

Manifestantes conseguem atrasar início de congresso de partido ultradireitista alemão