Mundo

Palestina pedirá na ONU reconhecimento de Estado não membro

O pedido será feito pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas


	Abbas discursa na 66ª Assembleia Geral da ONU: para obter a condição de Estado não membro da ONU, a ANP tem de conseguir a maioria qualificada dos votos na assembleia geral
 (Reprodução/Al Jazeera)

Abbas discursa na 66ª Assembleia Geral da ONU: para obter a condição de Estado não membro da ONU, a ANP tem de conseguir a maioria qualificada dos votos na assembleia geral (Reprodução/Al Jazeera)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2012 às 10h24.

Brasília – O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, informou hoje (19) que pedirá na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no dia 27, o reconhecimento da Palestina como Estado não membro da entidade. “Estamos determinados, apesar de todas as pressões e confio que todos nos apoiarão”, disse ele, na rede social Facebook.

A Assembleia Geral da ONU será aberta no dia 25 e a presidente Dilma Rousseff discursará. Ontem (19) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou que a questão envolvendo palestinos e israelenses está entre as preocupações da política externa brasileira. O Brasil é favorável à autonomia do Estado da Palestina.

Atualmente a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) está classificada na ONU como entidade observadora sem direito a voto. Abbas quer que a organização passe a ser classificada pelo estatuto da organização como sendo “Estado não membro”, denominação utilizada para o Vaticano, assim terá acesso a agências e organismos internacionais das Nações Unidas, inclusive judiciais.

Para obter a condição de Estado não membro da ONU, a ANP tem de conseguir a maioria qualificada dos votos durante a assembleia geral. As Nações Unidas têm 193 integrantes. O cálculo, baseado em declarações de autoridades estrangeiras, é que a Palestina é reconhecida por 130.

Porém, a apelação de Abbas sofre resistências da delegação dos Estados Unidos, no Conselho de Segurança. Os norte-americanos são aliados históricos de Israel, que não aceita o conceito de Estado não membro para a Palestina.

Acompanhe tudo sobre:ONUOriente MédioPalestina

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU