Mundo

Países vizinhos já receberam 78 mil refugiados

Pelo menos 78 mil refugiados do Sudão do Sul já chegaram aos países vizinhos, Uganda, Etiópia, Quênia e Sudão


	Mulher refugiada carrega seus pertences em Juba, no Sudão do Sul: também o número de deslocados internos no Sudão do Sul disparou até os 355 mil
 (REUTERS/James Akena)

Mulher refugiada carrega seus pertences em Juba, no Sudão do Sul: também o número de deslocados internos no Sudão do Sul disparou até os 355 mil (REUTERS/James Akena)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2014 às 13h53.

Genebra - Pelo menos 78 mil refugiados do Sudão do Sul já chegaram aos países vizinhos, Uganda, Etiópia, Quênia e Sudão fugindo da escalada de violência que explodiu em meados de dezembro em seu país, informou nesta terça-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Mais da metade desses refugiados, a maioria mulheres e crianças vindos da cidade de Nimule, estão agora em diversos povoados de Uganda, confirmou o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Adrian Edwards.

A maior concentração de refugiados se encontra está em Dzaipi, cidade da Uganda próxima à fronteira com o Sudão do Sul, onde 32, 5 mil pessoas convivem em um lugar projetado para 400.

Mais de 18 mil refugiados sulsudaneses da região de Jonglei chegaram à cidade de Akobo, na Etiópia, onde o Acnur está reforçando sua presença para atender os recém chegados.

O organismo se preocupa com a grande quantidade de crianças entre os refugiados sulsudaneses que chegaram ao Quênia.

O Acnur estima que dez mil refugiados saíram do Sudão do Sul para o Sudão, para as províncias de Kordofan do Leste e do Sul, embora o governo de Cartum informe ter recebido 1.371 sulsudaneses.

Também o número de deslocados internos no Sudão do Sul disparou até os 355 mil, um aumento significativo diante dos 200 mil de uma semana atrás, principalmente devido ao temor dos enfrentamentos e da escassez de alimentos.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaSudãoViolência política

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento