Mundo

Países querem que Coreia do Norte não lance foguete

País disse que o lançamento seria efetuado em algum momento entre a próxima quinta-feira e a segunda-feira seguinte

Coreia do Norte: País disse que o lançamento seria efetuado em algum momento entre a próxima quinta-feira e a segunda-feira seguinte (Getty Images)

Coreia do Norte: País disse que o lançamento seria efetuado em algum momento entre a próxima quinta-feira e a segunda-feira seguinte (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2012 às 16h00.

Tóquio - O Japão entrou em acordo com a China e a Coreia do Sul, neste sábado, para que os três países continuem incitando a Coreia do Norte a cancelar seu plano de lançamento de um foguete carregando um satélite na quinta-feira, o que muitos acreditam que será uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, de acordo com a agência de notícias Kyodo News.

"Japão e China compartilham a preocupação sobre o caso, e concordam em monitorar as ocorrências e em dar continuidade aos esforços até o último minuto para fazer com que a Coreia do Norte (se imponha) limites", em relação ao lançamento planejado, disse o ministro das Relações Exteriores, Koichiro Gemba, para jornalistas, depois das conversas, em separado, com o ministro das Relações Exteriores da China, Yang Jiechi, e das Relações Exteriores e do Comércio da Coreia do Sul, Kim Sung Hwan, na China.

"O lançamento, sem dúvida, seria uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Poderia minar a razão de ser do Conselho de Segurança", segundo um representante do ministério japonês.

A Coreia do Norte disse que o lançamento seria efetuado em algum momento entre a próxima quinta-feira e a segunda-feira seguinte e que seria para uso pacífico. Mas Japão, Coreia do Sul e os Estados Unidos, entre outros países, suspeitam que o lançamento seria um teste de um míssil balístico, desafiando as resoluções da ONU. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do NorteCoreia do SulJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Kate Middleton vai a 2 compromissos oficiais seguidos pela 1ª vez desde fim de tratamento de câncer

Chefe de gabinete de Netanyahu é acusado de extorsão para alterar atas de 7 de outubro

Filipinas evacuam 2.500 pessoas e se preparam para a chegada do tufão Toraji

Brasil não tem uma agenda estratégica com a maior economia do mundo, diz Marcos Troyjo