Mundo

Países querem padronizar medição de folha de coca

A decisão entre Peru, Colômbia e Bolívia foi tomada após divergências nos últimos dois anos sobre a quantidade de cultivos de coca

 Peru igualou a Colômbia na produção da folha de coca e que também está muito perto de assumir o primeiro lugar na produção de cocaína (Wikimedia Commons)

Peru igualou a Colômbia na produção da folha de coca e que também está muito perto de assumir o primeiro lugar na produção de cocaína (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2012 às 21h33.

Lima - Peru, Colômbia e Bolívia buscam estabelecer um sistema comum para padronizar os critérios usados na produção da folha de coca, informou nesta terça-feira a presidente do escritório antidrogas do governo peruano, Carmen Masías.

A decisão, que inclui a formação de equipes de trabalho nos três países, foi tomada após divergências nos últimos dois anos sobre a quantidade de cultivos de coca - matéria-prima da cocaína - existentes no Peru e na Colômbia, explicou a chefe da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Vida sem Drogas (Devida) do Peru.

Analistas e meios de comunicação locais alertaram que o Peru igualou a Colômbia na produção da folha de coca e que também está muito perto de assumir o primeiro lugar na produção de cocaína.

O assunto despertou polêmica no ano passado, quando a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) indicou que o Peru já havia superado a Colômbia em 'produção potencial' de cocaína pura.

Segundo dados da DEA oferecidos nesta terça-feira pela Devida, o Peru produziu 325 toneladas de cocaína em 2010, mas esses números não puderam ser contrastados com os do relatório do ano passado do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), que não os atualizou.

O relatório do UNODC assinalou que a Colômbia se manteve como o maior produtor de folha de coca, com 62 mil hectares registrados em 2010, seguido pelo Peru, com 61,2 mil hectares. 

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaAmérica LatinaBolíviaDrogasPeru

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky