Mundo

Países europeus poderão enviar soldados ao Mali

Vários países europeus, entre eles a Alemanha, a Bélgica e a Dinamarca, anunciaram que colocariam à disposição seus meios de transporte aéreo


	Laurent Fabius: É "totalmente possível que países europeus decidam não apenas dar apoio logístico, mas também colocar à disposição soldados", declarou Fabius.
 (John Thys/AFP)

Laurent Fabius: É "totalmente possível que países europeus decidam não apenas dar apoio logístico, mas também colocar à disposição soldados", declarou Fabius. (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2013 às 14h37.

Bruxelas - O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, considerou nesta quinta-feira que os países europeus poderão colocar à disposição soldados para a intervenção contra os islamitas armados no Mali.

É "totalmente possível que países europeus decidam não apenas dar apoio logístico, mas também colocar à disposição soldados", declarou Fabius após uma reunião com seus homólogos europeus em Bruxelas.

"Mas não podemos forçá-los a isso. Há limites para a política de segurança e de defesa, mesmo se lamentamos", acrescentou.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, afirmou por sua vez que vários países europeus não excluem um apoio militar à França, sem mencionar tropas ou soldados.

"Um certo número de países indicou claramente estar pronto para apoiar a França por todos os meios, sem excluir um apoio militar", declarou Ashton em uma coletiva de imprensa.

"A França não está sozinha (...) ela agiu exatamente como deveria em resposta à demanda do Mali", declarou, acrescentando que Paris tem o apoio da UE que foi "unânime em reconhecer a resposta rápida da França" na semana passada.

Vários países europeus, entre eles a Alemanha, a Bélgica e a Dinamarca, anunciaram que colocariam à disposição seus meios de transporte aéreo. A Itália ofereceu apoio logístico.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaGuerrasMaliPaíses ricos

Mais de Mundo

Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo