Mundo

Países em desenvolvimento sofrem com a escassez de água no campo

Um quinto das terras nesses países já enfrenta problemas como falta de água e salinidade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Em 2025, mais da metade do mundo estará vivendo em áreas com déficit de água, caso o consumo continue no ritmo atual. De acordo com o Fórum Mundial de Agricultura (WAF, na sigla em inglês), os países em desenvolvimento são os mais prejudicados. A estimativa é que, atualmente, um quinto das terras irrigadas nesses países já esteja sofrendo com a escassez de água e com a salinidade.

"A produção agrícola é, de longe, a maior consumidora de água do planeta e será necessário fazer sérias mudanças na forma como essa água é utilizada. Não existe água o suficiente" disse Jim Bolger, principal conselheiro do WAF, ao jornal Financial Times.

De acordo com o jornal britânico, a agricultura responde por 70% do consumo de água potável em todo o mundo. O setor precisa enfrentar, ainda, a competição com o consumo urbano e com a indústria, que geralmente podem pagar mais para garantir o abastecimento.

Bolger lembra que a água, tradicionalmente, é considerada um bem público, mas é preciso começar a pensar no seu valor na cadeia alimentícia. Ele sugere que os governos concedam incentivos para pessoas, fazendeiros ou empresas que utilizem a água de forma mais eficiente.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

'Safáris humanos': o caso de italianos que pagavam R$ 600 mil para matar civis

Brasil e EUA discutem tarifas em encontro à margem do G7

Inflação e índice de emprego dos EUA de outubro não serão divulgados, diz Casa Branca

Brasil e Índia deveriam aumentar parcerias em etanol, diz enviado especial