Mundo

Países em crise pressionam fábricas da zona do euro em maio

Índice Markit de atividade manufatureira caiu de 58,0 em abril para 54,6 em maio, indicando queda na expansão do setor na Europa

A contratação nas fábricas da zona do euro diminuiu pelo terceiro mês seguido (Sean Gallup/Getty Images)

A contratação nas fábricas da zona do euro diminuiu pelo terceiro mês seguido (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 07h59.

Londres - Novos sinais de declínio nas fábricas dos países altamente endividados da zona do euro pressionaram a expansão manufatureira da região como um todo em maio, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

O índice Markit de atividade manufatureira caiu de 58,0 em abril para 54,6 em maio. A leitura foi revisada ligeiramente para baixo, ante estimativa inicial de 54,8, mas ainda ficou pelo 20o mês acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

A pesquisa mostrou retração nas manufatureiras da Espanha, enquanto as fábricas da Itália e da Irlanda viram uma acentuada desaceleração no crescimento.

Mesmo as produtoras da França e da Alemanha, que têm impulsionado a recuperação econômica do bloco, viram as taxas de expansão caírem.

A medida dos preços de insumos desabou de 78,9 para 69,4 no mês passado -- menor nível desde novembro. O índice de preços finais também caiu, ainda que modestamente, para a mínima em quatro meses.

O índice de produção manufatureira recuou de 60,2 para 55,2, pior leitura em sete meses.

O componente de novas encomendas, por sua vez, atingiu o menor ponto desde setembro. Sinalizando uma confiança mais fraca do consumidor, o Markit disse que a maior redução foi vista em bens de consumo, onde o aumento das novas encomendas chegou perto da estagnação.

A contratação nas fábricas da zona do euro diminuiu pelo terceiro mês seguido, após dados mostrarem, na terça-feira, que a taxa de desemprego da região ficou estável em 9,9 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIndústriaIndústrias em geralPreçosUnião Europeia

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês