Mundo

Países da UE pedem 'resposta comum' à alta no preço da energia

Os preços da energia foram às alturas na União Europeia, e parte dos países pede que o bloco europeu tome medidas emergenciais e faça projetos para ampliar a oferta

Poços de petróleo, em Baku, no Azerbaijão, em 19 de março de 2019

 (AFP/AFP)

Poços de petróleo, em Baku, no Azerbaijão, em 19 de março de 2019 (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 18h01.

Espanha, França, República Tcheca, Grécia e Romênia pediram nesta terça-feira, 5, uma "abordagem comum" na Europa para moderar a alta dos preços da energia, devido ao aumento drástico nos últimos meses.

Diante de aumentos "consideráveis" nos preços do gás e da eletricidade, os países europeus devem estabelecer uma "caixa de ferramentas regulatórias" para coordenar as respostas nacionais, pedem esses cinco países em um comunicado conjunto.

Os ministros da Economia e Finanças da Zona Euro estão reunidos desde a segunda-feira em Luxemburgo para tratar do aumento dessas faturas.

“Devemos analisar o mercado de gás para entender por que os contratos atuais têm se mostrado insuficientes. Devemos estabelecer padrões comuns de armazenamento de gás para nivelar e atenuar a alta dos preços”, destacam os ministros.

Quanto à eletricidade, “temos que reformar o mercado atacadista”, afirmam. “Deve ser melhorado para estabelecer melhor a relação entre o preço pago pelo consumidor e o custo médio de produção de energia elétrica em cada mix (energético) nacional”.

Os países da UE também devem se concentrar em diversificar seu suprimento de energia e "reduzir a dependência europeia dos países exportadores de gás o mais rápido possível", afirmam os cinco ministros.

Bruxelas anunciou em 22 de setembro que está disposta a validar "medidas temporárias" dos Estados da União Europeia em face da alta dos preços.

A Comissão publicará em breve um guia com ações em resposta a esta situação. A questão também será abordada em uma cúpula de chefes de Estado e de governo da UE em 21 e 22 de outubro.

Vá além do básico e fique por dentro das principais análises econômicas. Assine a EXAME

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaUnião Europeia

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute