Mundo

País tomará medidas para reduzir em 80% desmatamento até 2020, diz Lula

"O país da destruição acabou, o país do desleixo acabou, da irresponsabilidade acabou", disse o presidente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O Brasil tomará medidas para tentar reduzir em 80% o desmatamento da Amazônia e em 39% a emissão de gases de efeito estufa até 2020, conforme compromisso assumido na última Conferência Mundial do Clima (COP15), na Dinamarca, em dezembro do ano passado, reafirmou hoje (10), em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O Brasil se comprometeu na Dinamarca. Quando a gente vem aqui e demarca mais uma área de preservação é porque vamos cumprir aquilo que assinamos custe o que custar. Vamos controlar o desmatamento", disse Lula, ao assinar um decreto de criação de unidades de conservação e parques nacionais.

Na capital baiana, o presidente também participou das cerimônias de entrega de diplomas do Programa Próximo Passo, de formação de profissional de trabalhadores, de entrega da restauração do Palácio Rio Branco e do lançamento do plano de reabilitação do centro antigo de Salvador.

"O país da destruição acabou, o país do desleixo acabou, da irresponsabilidade acabou. Queremos recuperar o centro histórico de Salvador, mas vamos recuperar sem tirar os pobre de lá. Faremos isso trabalhando junto com eles, oferecendo oportunidades", discursou Lula.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia