Birna Brjansdottir: homens suspeitos de envolvimento no crime são marinheiros na faixa dos 20 anos (Facebook/Reprodução)
Da Redação
Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 12h44.
Um dos países com menor número de assassinatos e considerado pelo Fórum Econômico Mundial como a nação com menor desigualdade de gênero, a Islândia foi cenário de um caso que chocou a população: a morte de uma jovem de 20 anos.
O corpo de Birna Brjansdottir foi encontrado neste domingo (22) na praia de Reiquiavique, no sul do país com cerca de 330 mil habitantes. A polícia acredita que o caso se trata de um assassinato e dois suspeitos foram detidos.
A jovem está desaparecida desde 14 de janeiro. Imagens de câmaras de vigilância mostram ela caminhando no centro da cidade por volta das cinco da manhã.
https://www.youtube.com/watch?v=TN0jIV6MBAo
O corpo foi encontrado após intensas buscas que envolveram cerca de 750 voluntários em uma área de 7 mil quilômetros. Foi a maior operação de resgate na história do país, de acordo com a imprensa local.
O caso também causou comoção nas redes sociais.
Icelandic police have just announced that the body of Birna Brjánsdóttir, missing for just over a week, has been found in south #Iceland. pic.twitter.com/72gZ1N5K3h
— Alda Sigmundsdóttir (@aldakalda) January 22, 2017
they found Birna Brjánsdóttir body on the beach today... so sad. my heart goes out to her family and friends.
— anton newcombe (@antonnewcombe) January 22, 2017
Após assistir o vídeo, a polícia localizou um carro vermelho que aparece próximo a onde a jovem desapareceu. Dentro do veículo havia manchas de sangue com o DNA da vítima, mas a causa da morte ainda não foi confirmada.
Os homens suspeitos de envolvimento no crime são marinheiros na faixa dos 20 anos. De acordo com a polícia, Birna não os conhecia.
Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC ), entre os anos de 1999 e 2009, a taxa de homicídios na Islândia nunca foi mais alta que 1,8 por 100 mil habitantes.
Nos Estados Unidos, o número foi de 5 a 5,8 casos para cada 100 mil habitantes neste período e no Brasil a taxa anual é de 23 homicídios a cada 100 mil habitantes.
No país europeu, a maioria dos agentes de segurança não anda armada na rua e a primeira vez em que a polícia matou um suspeito em uma operação foi em 2013.
De acordo com o relatório com dados de gênero de 2016 do Fórum Econômico Mundial, a Islândia é o país com na melhor situação, com índice de 0,874.
Quanto mais próximo de 1, maior a igualdade de gênero. Na lista, o Brasil aparece em 79º posição. O levantamento inclui 144 países.
Este conteúdo foi originalmente publicado no portal HuffPost Brasil.