Mundo

Pacote de sanções a metais da Rússia gera incerteza e elevar demanda, afirma London Metal Exchange

Estados Unidos e Reino Unido anunciaram na sexta-feira, 12, a proibição das importações de alumínio, cobre e níquel de origem russa

Bandeira russa é vista sobre fachada do banco central do país, em Moscou
  (Maxim Shemetov/Reuters)

Bandeira russa é vista sobre fachada do banco central do país, em Moscou (Maxim Shemetov/Reuters)

Publicado em 13 de abril de 2024 às 16h10.

A London Metal Exchange (LME) publicou comunicado neste sábado, 13, no qual diz estar ciente da recente sanção adotada por Reino Unido e Estados Unidos contra metais da Rússia. Em nota anterior o Tesouro norte-americano afirmou que alumínio, cobre e níquel russos eram alvos, para restringir a receita de Moscou no momento da guerra na Ucrânia.

Em seu comunicado, a LME diz que reconhece que o pacote de sanções "pode causar um grau de incerteza no mercado", o que pode fazer investidores a buscar comprar metais para se salvaguardar, elevando a demanda.

A LME também detalha como operacionaliza a restrição, que afetará os metais produzidos na Rússia a partir deste dia 13, não o anteriormente produzido.

A medida do Tesouro norte-americano proíbe a compra dos metais pelos EUA e limitam o uso dos mesmos metais em mercados globais e de derivativos.

Fonte de renda russa

Os metais são o principal produto de exportação da Rússia depois da energia, embora seu valor tenha diminuído desde a invasão russa à Ucrânia, em 22 de fevereiro de 2022, destacou o governo britânico.

As exportações russas, que somaram 25 bilhões de dólares em 2022, caíram para 15 bilhões em 2023 “devido aos esforços do G7 e de seus aliados para restringir o mercado”, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:RússiaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump vai isentar autopeças de tarifas sobre importações da China, diz jornal

Papa doou seus últimos 200 mil euros para ajudar os prisioneiros antes de morrer

Trump diz que Zelensky dificulta acordo ao não reconhecer Crimeia como território russo

O que são falésias e onde elas são mais comuns?