Mundo

Pacote da Grécia deve ser ampliado para 7 anos e meio

Ajuda de € 110 bilhões será prorrogado para se encaixar no modelo oferecido à Irlanda

O comissário para Assuntos Econômicos Olli Rehn: "faremos uma proposta em breve" (Chung Sung-Jun/Getty Images)

O comissário para Assuntos Econômicos Olli Rehn: "faremos uma proposta em breve" (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2010 às 13h36.

Atenas - A Comissão Europeia deve propor a extensão do vencimento do pacote de resgate da Grécia de 110 bilhões de euros para sete anos e meio, dos três anos inicialmente acertado, disse hoje o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Olli Rehn. Dessa forma, o prazo será igual ao oferecido para a Irlanda no programa de assistência financeira de 85 bilhões de euros fechado ontem.

"Examinaremos a possibilidade de prolongar o vencimento dos empréstimos da Grécia para sete anos e meio. Estamos no momento avaliando essa questão e faremos uma proposta em breve", afirmou Rehn. O ministro das Finanças da Grécia, George Papaconstantinou, disse que o país receberá um "período de carência de quatro a sete anos para pagar os empréstimos obtidos dos credores internacionais". "A decisão foi tomada para que haja tratamento igual ao dado à Irlanda e para enviar uma mensagem aos mercados", disse Papaconstantinou.

A extensão reduz a pressão sobre os compromissos externos do país durante 2014 e 2015, quando 140 bilhões de euros em vencimentos estavam previstos. Essa projeção foi considerada "otimista" pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Entretanto, a taxa de juro sobre o empréstimo concedido pela União Europeia e pelo FMI será elevada em consequência da extensão, de uma taxa fixa média de 5,5% para cerca de 5,8% ao ano, disse Papaconstantinou.

"A decisão é muito importante, abre o caminho para o retorno ao mercado antes do esperado", acrescentou o ministro. A Grécia pretende voltar a captar no mercado de bônus com a emissão de prazos mais longos em meados de 2011. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada