Mundo

Otto se transforma em furacão a caminho de Costa Rica e Nicarágua

O sétimo furacão da atual temporada no Oceano Atlântico mantém o deslocamento rumo ao oeste com uma velocidade de translação de 4 km/h

Furacão: o furacão está 485 quilômetros a leste-sudeste de Bluefields, na Nicarágua, e cerca de 375 quilômetros ao leste de Puerto Limón, na Costa Rica (Foto/Reuters)

Furacão: o furacão está 485 quilômetros a leste-sudeste de Bluefields, na Nicarágua, e cerca de 375 quilômetros ao leste de Puerto Limón, na Costa Rica (Foto/Reuters)

E

EFE

Publicado em 22 de novembro de 2016 às 21h52.

Miami - Otto se transformou em furacão nesta terça-feira ao alcançar ventos máximos sustentados de 120 km/h a caminho de Costa Rica e Nicarágua, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O sétimo furacão da atual temporada no Oceano Atlântico mantém o deslocamento rumo ao oeste com uma velocidade de translação de 4 km/h, indicou o NHC no boletim das 16h (hora local, 19h em Brasília).

O furacão está 485 quilômetros a leste-sudeste de Bluefields, na Nicarágua, e cerca de 375 quilômetros ao leste de Puerto Limón, na Costa Rica.

Segundo as projeções do NHC, Otto pode alcançar a região fronteiriça entre Costa Rica e Nicarágua na próxima quinta-feira ao meio-dia, para passar ao Oceano Pacífico nas horas seguintes.

Otto bateu o recorde do furacão que se forma mais tarde na temporada oficial no Mar do Caribe, após superar Martha, que se transformou em furacão no dia 21 de novembro de 1969.

O NHC, com sede em Miami, detalhou que há vigilância de furacão, ou seja, a passagem do fenômeno em 48 horas, desde o limite da Costa Rica e do Panamá até o sul da cidade de Bluefields, na Nicarágua.

Há também um aviso de tempestade tropical, a passagem do sistema em 36 horas, para a cidade panamenha de Colón e a ilha de Nargana.

Nesta temporada de furacões no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas 15 tempestades tropicais, das quais sete se transformaram em furacões: Alex, Earl, Gastón, Hermine, Matthew, Nicole e Otto.

Acompanhe tudo sobre:FuracõesCosta RicaNicarágua

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza