Mundo

Otan promete punir responsáveis por profanação de cadáveres

Soldados americanos aparecem em vídeo urinando sobre insurgentes talibãs mortos

Imagem de vídeo manipulada para ocultar a identidade dos militares: o Pentágono já reconheceu os soldados envolvidos e anunciou formalmente uma investigação sobre o caso (AFP)

Imagem de vídeo manipulada para ocultar a identidade dos militares: o Pentágono já reconheceu os soldados envolvidos e anunciou formalmente uma investigação sobre o caso (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2012 às 12h44.

Cabul - O chefe da missão da Otan no Afeganistão (Isaf), o general John R. Allen, disse nesta sexta-feira que punirá os soldados americanos que urinaram sobre cadáveres de insurgentes talibãs se a investigação confirmar estes fatos.

'Se a investigação confirmar, apoiaremos uma apropriada administração da justiça sobre aqueles que cometeram os atos', afirmou Allen em comunicado divulgado pela Isaf.

O general americano reiterou hoje a condenação que a Aliança Atlântica fez ontem e acrescentou que este tipo de ação 'não reflete os altos padrões de moral e valores' que o comando militar dos Estados Unidos espera de suas forças armadas.

O vídeo, de 39 segundos de duração, mostra um soldado gravando outros quatro que urinam sobre três cadáveres ensanguentados, presumivelmente talibãs, entre risos e brincadeiras.

O Pentágono anunciou formalmente uma investigação para esclarecer o sucedido, embora fontes militares americanas tenham confirmado ontem, sob anonimato, que a Administração já conhece a identidade dos soldados envolvidos.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaEstados Unidos (EUA)ExércitoOtanPaíses ricos

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump