Mundo

Otan não tem informação sobre uso de armas químicas na Síria

A Aliança Atlântica tem informações sobre um provável uso de armas químicas no país, mas não pode afirmar com segurança quem as usou


	Anders Fogh Rasmussen: ele reiterou que a Otan não planeja nenhuma operação militar na Síria e que segue apostando em um diálogo político entre as partes
 (Getty Images)

Anders Fogh Rasmussen: ele reiterou que a Otan não planeja nenhuma operação militar na Síria e que segue apostando em um diálogo político entre as partes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 08h49.

Copenhague - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou nesta quarta-feira em Oslo que a Aliança Atlântica tem informações sobre um provável uso de armas químicas na Síria, mas que não pode afirmar com segurança quem as usou.

"Temos claras indícios sobre o uso de armas químicas na Síria, mas não temos informações consolidada de quem as usou", declarou hoje Rasmussen em uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg.

A falta de provas definitivas pode ser justificada com as restrições de acesso na Síria, ressaltou o dirigente da Aliança Atlântica.

Rasmussen reiterou que a Otan não planeja nenhuma operação militar na Síria e que segue apostando em um diálogo político entre as partes. Desta forma, o secretário-geral da Otan pediu à comunidade internacional apostar nessa via perante uma situação humanitária "deteriorada".

A Síria foi um dos temas abordados em uma reunião prévia entre Rasmussen e Stoltenberg, que também discutiram outros assuntos como o Afeganistão, Somália e a modernização da Otan.

O secretário-geral da Otan, que ontem visitou o norte da Noruega, se reunirá hoje também com o rei Harald V e o presidente do Parlamento, Dag Terje Andersen, além de participar da cerimônia do dia da libertação da Noruega da ocupação nazista e de uma conferência na Universidade de Oslo. 

Acompanhe tudo sobre:ArmasOtanSíria

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA