Mundo

Otan faz primeiro ataque com helicópteros na Líbia

A resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU não autoriza o envio de tropas de ocupação à Líbia, apenas a utilização dos meios para impedir o ataque a civis

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2011 às 10h24.

Bruxelas - A Otan anunciou na madrugada deste sábado ter realizado seu primeiro ataque com helicópteros na Líbia, visando a veículos militares, equipamentos e tropas do regime do coronel Muammar Kadafi.

"Helicópteros de ataque sob o comando da Otan foram utilizados pela primeira vez no dia 4 de junho, em operações militares sobre a Líbia, dentro da operação 'Protetor Unificado'", revelou a Aliança Atlântica.

"Entre os objetivos atacados figuram veículos militares, equipamentos e tropas" do regime de Muammar Kadafi, informa a Otan, sem precisar o local da ação.

O ataque "demonstra as possibilidades únicas oferecidas pela utilização de helicópteros de combate", disse o general Charles Bouchard, comandante das operações da Otan na Líbia.

Os helicópteros permitem à Otan dispor de uma "flexibilidade suplementar para localizar e combater as forças pró-Kadafi que atacam deliberadamente civis e tentam se esconder em zonas habitadas".

"Continuaremos a utilizar estes meios quando e onde for necessário, com a mesma precisão que executamos todas as nossas missões", disse o general canadense. O objetivo é "aumentar a pressão sobre as forças pró-Kadafi".

A resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU não autoriza o envio de tropas de ocupação à Líbia, apenas a utilização dos meios necessários para impedir que as forças de Kadafi ataquem os civis.

França e Estados Unidos contribuíram com helicópteros de ataque para a missão da Otan, com os franceses enviando quatro Tigres e os britânicos, quatro Apaches, embarcados respectivamente nos navios Tonnerre e HMS Ocean.

Os franceses contam ainda com doze helicópteros Gazelle embarcados.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaHelicópterosLíbiaMuammar KadafiOtanPolíticosVeículos

Mais de Mundo

Uruguai se despede de Mujica com cortejo e velório aberto ao público antes de cremação

Lula diz que irá ao enterro de Mujica no Uruguai após voltar da China

UE aprova novas sanções contra Rússia, incluindo mais navios de sua frota paralela

Rússia confirma que sua delegação viajará a Istambul para negociações com Kiev