Mundo

Otan está pronta para reforçar luta contra EI, diz Kerry

John Kerry: o secretário pediu aos ministros das Relações Exteriores dos 27 outros países para que façam mais para atacar o coração do EI


	John Kerry: o secretário pediu aos ministros das Relações Exteriores dos 27 outros países para que façam mais para atacar o coração do EI
 (Jim Watson/AFP)

John Kerry: o secretário pediu aos ministros das Relações Exteriores dos 27 outros países para que façam mais para atacar o coração do EI (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2015 às 13h56.

Bruxelas - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão preparados para ampliar os esforços militares contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Kerry disse que pediu aos ministros das Relações Exteriores dos 27 outros membros da aliança para que façam mais para atacar o coração do Estado Islâmico, no Iraque e na Síria, e também para sufocar as redes internacionais do grupo.

A autoridade dos Estados Unidos disse que vários países têm feito mais para combater o grupo ou farão isso em breve. Falando nesta quarta-feira na sede da Otan em Bruxelas, Kerry não citou compromissos específicos.

A Alemanha aprovou recentemente o envio de militares e materiais para apoio logístico em regiões próximas do Oriente Médio. O Reino Unido deve votar mais tarde a expansão de seus ataques aéreos contra o Estado Islâmico para o território da Síria.

Kerry disse que outros países devem avançar com novos planos, após mais negociações nas próprias nações.

O secretário de Estado tratou ainda da Rússia, país que critica a Otan. Hoje, o governo russo atacou o fato de a Otan convidar Montenegro a se unir à aliança. Segundo Kerry, o foco da entidade não é a Rússia.

"A Otan é uma aliança defensiva, não é uma ameaça a ninguém", afirmou. De acordo com ele, a Otan está "totalmente preparada" para trabalhar com a Rússia. 

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)OtanPaíses ricos

Mais de Mundo

Argentina registra décimo mês consecutivo de superávit primário em outubro

Biden e Xi participam da cúpula da Apec em meio à expectativa pela nova era Trump

Scholz fala com Putin após 2 anos e pede que negocie para acabar com a guerra

Zelensky diz que a guerra na Ucrânia 'terminará mais cedo' com Trump na Presidência dos EUA