Mundo

Otan destaca caráter simbólico da queda de Sirte

Oposição continua avançado na cidade natal de Muammar Kadafi

Rebeldes em Sirte: cidade cada vez mais perto de ser controlada pelos rebeldes (Filippo Monteforte/AFP)

Rebeldes em Sirte: cidade cada vez mais perto de ser controlada pelos rebeldes (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 13h18.

Bruxelas - A Otan confirmou nesta terça-feira que os rebeldes líbios continuam avançando em Sirte, cidade natal de Muammar Kadafi e um dos últimos pontos de resistência do antigo regime, e destacou o caráter simbólico da tomada desta localidade.

Segundo o porta-voz da missão da Otan na Líbia, Roland Lavoie, Sirte está atualmente em conflito, depois que as tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) atingiram o centro da cidade.

O porta-voz explicou em entrevista coletiva que as forças leais a Kadafi perderam 'posições-chave' e agora a população começa a ter acesso à ajuda humanitária.

Para Lavoie, o significado da queda de Sirte 'não deve ser subestimado', dado o 'caráter simbólico' da cidade e o fato de que é o último reduto do antigo regime com acesso ao mar.

A Otan considera que a partir do momento em que os rebeldes tomarem Sirte, do ponto de vista estratégico, a resistência aliada ao ex-ditador ficará desamparada, pois a outra cidade que controlam, Bani Walid, afeta uma parte muito pequena da população.

A Aliança Atlântica voltou a afirmar nesta terça-feira que mantém as operações na Líbia, mas que está preparada para interrompê-las assim que a situação permitir. 

Acompanhe tudo sobre:GuerrasÁfricaOtanLíbia

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura