Mundo

Otan anuncia ‘muro de drones’ em sua fronteira com a Rússia após nova provocação de Moscou

Dos 32 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), seis fazem fronteira com a Rússia

Sem prazos especificados, o projeto inclui a implantação de sistemas antidrones para deter aeronaves não tripuladas inimigas (AFP/AFP)

Sem prazos especificados, o projeto inclui a implantação de sistemas antidrones para deter aeronaves não tripuladas inimigas (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 24 de maio de 2024 às 19h58.

Os seis países da Otan que fazem fronteira com a Rússia vão criar "um muro de drones" para evitar "provocações", anunciou nesta quinta-feira, 24, o governo da Lituânia.

O projeto foi desenvolvido devido ao aumento da preocupação com temas de segurança desde o começo da invasão russa à Ucrânia, há mais de dois anos.

Barreira de drones

Dos 32 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), seis fazem fronteira com a Rússia: os três Estados bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), além de Finlândia, Noruega e Polônia.

"Isto é algo completamente novo, um muro de drones que se estende da Noruega à Polônia, com o objetivo de usar drones e outras tecnologias para proteger nossas fronteiras", disse a ministra do Interior da Lituânia, Agne Bilotaite, à agência de notícias BNS.

Sem prazos especificados, o projeto inclui a implantação de sistemas antidrones para deter aeronaves não tripuladas inimigas.

Acompanhe tudo sobre:OtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Israel confirma ter atacado 'alvos militares' dos houthis no Iêmen

Nepal confirma 30 mortos e mais de mil feridos após distúrbios em protestos

Quem é Balendra “Balen” Shah, o engenheiro, rapper e favorito para liderar novo governo do Nepal

Maduro tem 'decisões a tomar' sobre militares no Caribe, alerta secretário de Defesa dos EUA