Mundo

Otan anuncia ‘muro de drones’ em sua fronteira com a Rússia após nova provocação de Moscou

Dos 32 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), seis fazem fronteira com a Rússia

Sem prazos especificados, o projeto inclui a implantação de sistemas antidrones para deter aeronaves não tripuladas inimigas (AFP/AFP)

Sem prazos especificados, o projeto inclui a implantação de sistemas antidrones para deter aeronaves não tripuladas inimigas (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 24 de maio de 2024 às 19h58.

Os seis países da Otan que fazem fronteira com a Rússia vão criar "um muro de drones" para evitar "provocações", anunciou nesta quinta-feira, 24, o governo da Lituânia.

O projeto foi desenvolvido devido ao aumento da preocupação com temas de segurança desde o começo da invasão russa à Ucrânia, há mais de dois anos.

Barreira de drones

Dos 32 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), seis fazem fronteira com a Rússia: os três Estados bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), além de Finlândia, Noruega e Polônia.

"Isto é algo completamente novo, um muro de drones que se estende da Noruega à Polônia, com o objetivo de usar drones e outras tecnologias para proteger nossas fronteiras", disse a ministra do Interior da Lituânia, Agne Bilotaite, à agência de notícias BNS.

Sem prazos especificados, o projeto inclui a implantação de sistemas antidrones para deter aeronaves não tripuladas inimigas.

Acompanhe tudo sobre:OtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino