Mundo

Os países que mais odeiam a Rússia e menos confiam em Putin

Um estudo conduzido pelo Pew Research Center mostrou que a Rússia e seu presidente parecem não ter muitos fãs mundo afora. Saiba quem mais os detestam


	O presidente russo Vladimir Putin: uma pesquisa mostrou que Putin e Rússia têm as imagens arranhadas pelo mundo
 (Sean Gallup/Getty Images)

O presidente russo Vladimir Putin: uma pesquisa mostrou que Putin e Rússia têm as imagens arranhadas pelo mundo (Sean Gallup/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 18 de agosto de 2015 às 07h00.

São Paulo – A Rússia e seu líder Vladimir Putin parecem não ter muitos fãs pelo mundo. É o que mostra uma pesquisa do Pew Research Center, uma organização independente formada por especialistas de diferentes áreas dedicados ao estudo de acontecimentos políticos, sociais e econômicos, divulgada em agosto e que ouviu 46 mil pessoas em 39 países.

O estudo mostra que, quando o assunto é a imagem da Rússia ante o planeta, 26 dos países pesquisados a enxergam de maneira negativa. E os dois países que mais detestam os russos são a Polônia e a Jordânia, nos quais exatamente 80% da população declarou ter opiniões desfavoráveis sobre eles.

No caso da Polônia, esse desdém se deve ao fato de que há tensões diplomáticas históricas entre os dois vizinhos. Já no caso da Jordânia, o problema parece ser o fato de a Rússia ser uma das potências que ainda dão apoio ao ditador Bashar al-Assad, que está envolvido nos conflitos que assolam a Síria e que enviam milhares de refugiados para território jordaniano.

Logo atrás está Israel, no qual 74% das pessoas declararam enxergar a Rússia de maneira negativa, e, em seguida, vem o Japão com 73% e, empatados estão a Alemanha e a França com 70%. Entre os brasileiros, a situação tampouco é boa: 61% dos entrevistados também disseram não ter a melhor imagem dos russos. 

Ainda segundo a análise, os únicos países nos quais mais da metade dos entrevistados se expressaram em apoio à Rússia foram o Vietnã (75% das pessoas se mannifestaram positivamente), Gana (56%) e China (51%).

Putin x mundo

Se a imagem da Rússia está arranhada, a de Vladimir Putin está ainda pior. Para a surpresa de muitos, existem três países que confiam menos no presidente russo que a sua vizinha Ucrânia, que hoje vive um violento conflito com separatistas Pró-Rússia: a Espanha, a Polônia e a França.

De acordo com a análise, 92% dos espanhóis disseram que não acreditam na capacidade de o político russo tomar uma decisão correta quando o tema são as relações mundiais. Entre os poloneses, essa percentagem é de 87% e, entre franceses, é de 85%. Na Ucrânia, 84% dos entrevistados se manifestaram dessa maneira sobre Putin.

Na América Latina, o país que menos confia em Putin é a Venezuela, onde 70% da população enxerga o líder russo de forma negativa. Em seguida está o Brasil, com 66%, e, em terceiro, o México, com 58%.

Os fãs de Putin existem, mas são poucos. Ainda segundo o estudo, em apenas dois países mais da metade da população acredita do potencial do ex-agente da KGB, são eles o Vietnã e a China (70% e 54%, respectivamente). Curiosamente, há mais vietnamitas e chineses elogiando a Rússia que o seu líder. 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAmérica CentralAmérica LatinaÁsiaEuropaPaíses emergentesPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas