-
1. O melhor aeroporto do mundo fica em Singapura
zoom_out_map
1/10 (EXAME.com)
São Paulo - Em 2010, o Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura, foi escolhido como o melhor do mundo pela consultoria britânica Skytrax, responsável pelo ranking oficial da categoria. Inaugurado em 1981, o Singapore Changi suporta um fluxo anual de mais de 30 milhões de passageiros. Ele recebe, diariamente, 4 mil voos de 80 companhias aéreas. Na avaliação da consultoria, o Changi proporciona a melhor experiência para passageiros que precisam aguardar conexões em suas viagens. Uma das maneiras de preencher o tempo é aproveitando o tour gratuito, oferecido pelo aeroporto, que passa pelos principais pontos turísticos da ilha. Os passageiros têm ainda à disposição uma academia com piscina e banheiras de hidromassagem a preços acessíveis. Como se não fosse suficiente, há também serviços de massagem, ambientes para reuniões de negócios, salas com videogames, cinemas, espaços com música ao vivo, seis jardins e trilhas ecológicas. Tudo de graça.
O Singapura Changi não domina apenas os rankings oficiais. Os usuários de um guia online de aeroportos (Sleepinginairports.net) deram ao Changi o prêmio "Golden Pillow" (travesseiro de ouro), elegendo o aeroporto como o melhor para dormir. Segundo os usuários, os motivos da escolha são as confortáveis poltronas das salas de descanso, onde é possível cochilar antes de embarcar no próximo voo.
-
2. O forte do aeroporto de Hong Kong é a mobilidade
zoom_out_map
2/10
São Paulo - Em 2007 e 2008, o aeroporto internacional de Hong Kong recebeu o prêmio de melhor aeroporto do mundo concedido pelo Conselho Internacional de Aeroportos. Seus espaços bem planejados fazem dele um dos mais acessíveis aos passageiros. Uma sinalização clara e equipamentos como esteiras rolantes simplificam a locomoção entre os grandes terminais. Nesta área, o destaque é o sistema de locomoção de pessoas com trens e três estações que circulam entre os balcões de check in e os portões de embarque. Os trens se locomovem a uma velocidade de 60 km/h. O serviço é gratuito. Outro detalhe sobre o Hong Kong City International diz respeito à história de sua construção. Na cidade chinesa, saturada pela exploração imobiliária, cada espaço vale ouro. E em um lugar onde já é difícil encontrar espaço para se construir um prédio, os engenheiros fizeram um aeroporto. O Hong Kong City International está localizado em um terreno onde antes era uma área montanhosa que foi aplanada. A ilha artificial onde ele está localizado aumentou em 1% a área da cidade. O aeroporto entrou em operação em 1998. Em 2009, mais de 45 milhões de pessoas passaram por ele.
-
3. Um aeroporto a prova de terremotos
zoom_out_map
3/10
São Paulo - Construído em uma ilha artificial no meio da baía de Osaka, no Japão, o aeroporto de Kansai é um sobrevivente. Localizado em uma área frequentemente castigada por fenômenos naturais como terremotos, tufões e tempestades, o aeroporto permanece intacto graças a seus sólidos fundamentos. Em 17 de janeiro de 1995, o Japão foi atingido por um dos piores terremotos de sua história. O "terremoto de Kobe", como ficou conhecido, atingiu 7.2 graus na escala Richter e matou quase 6,5 mil pessoas. Milhares ficaram desabrigados e as ruas das principais cidades da ilha de Honshu foram devastadas. O aeroporto de Kansai, entretanto, não sofreu danos significativos. Durante a construção da obra, os engenheiros e arquitetos planejaram uma estrutura com colunas que permitiam certo grau de flexibilidade na articulação entre as partes. Por causa deste planejamento, até as janelas de vidro do aeroporto permaneceram intactas. Em 1998, o local sobreviveu a um tufão com ventos que chegaram a uma velocidade de 200 km/h. Toda esta resistência rendeu ao aeroporto de Kansai, em 2001, o prêmio "Monumento de Engenharia Civil do Miênio", concedido pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
-
4. O aeroporto de Barajas tem um terminal ecológico
zoom_out_map
4/10
São Paulo - O Terminal Quatro (T4) do aeroporto de Barajas, em Madri, foi o último a ser inaugurado, em 2004. Ele é uma obra de arte com diversas cores e coberturas com formas pouco convencionais. Mas, acima de tudo, trata-se de um terminal "verde". Ele foi projetado com uma série de técnicas que permitem, por exemplo, aproveitar ao máximo a luz natural - e consequentemente o calor. Como resultado, o terminal tem uma necessidade reduzida de energia, em comparação com outros ao redor do mundo. Com seus quatro terminais, o aeroporto de Barajas é um dos principais centros de aviação da Europa, e sua taxa de ocupação está entre as maiores. No ano passado, 48,3 milhões de passageiros (5% a menos do que em 2008) transitaram por lá.
-
5. Aeroporto sul-coreano oferece arte aos passageiros
zoom_out_map
5/10
São Paulo - Passar horas esperando conexões entre voos no aeroporto Seoul Incheon, na capital da Coreia do Sul, não é novidade. Mas o tempo gasto lá pode enriquecer culturalmente os passageiros, que têm à sua disposição uma verdadeira galeria de arte. Quem passa pelo centro cultural do aeroporto pode conferir exemplos das tradicionais artes plásticas coreanas. Além disso, em certos períodos do dia é possível aprender, de graça, a fazer sua própria peça de artesanato típico da região. Além da experiência artística, os passageiros ainda podem desfrutar do conforto oferecido pelo Seoul Incheon. Modernas poltronas dispostas em espaços com baixa iluminação tornam o ambiente perfeito para um cochilo entre voos. Há ainda serviço de sauna com banheiras e chuveiros, jardins internos e até um cassino. Para os que precisam de acesso à internet, o aeroporto oferece uma rede de conexão sem-fio, pela qual é cobrada uma pequena taxa.
O Seoul Incheon é um dos poucos que divide com o aeroporto de Changi, em Singapura, a classificação "cinco estrelas" oferecida pela consultoria britânica Skytrax. Ele ficou em segundo lugar na avaliação do público dos melhores aeroportos para se dormir (votação feita pelos leitores do blog Sleepinginairports.com). Inaugurado em 2001, tem um movimento médio de 30 milhões de passageiros por ano.
-
6. No aeroporto de Narita, até o banheiro é high-tech
zoom_out_map
6/10
São Paulo - Imagine entrar no banheiro de um aeroporto e encontrar vasos sanitários com descarga automática e um painel que controla funções como um jato de água para a higiene feminina. É assim que os passageiros são recebidos no Aeroporto Internacional de Narita, no Japão, localizado a aproximadamente uma hora de Tóquio. O banheiro, contudo, é só um dos muitos detalhes que foram planejados para facilitar a vida dos passageiros, fazendo de seu tempo no aeroporto uma experiência agradável. A locomoção pelos terminais é facilitada pela existência de diversas esteiras e escadas rolantes. Um serviço de rede sem-fio permite aos executivos que não desgrudam de seus notebooks checar seus e-mails a qualquer hora, por um preço simbólico. Quem não leva consigo um computador portátil consegue se comunicar usando um dos muitos quiosques com computadores disponíveis. O aeroporto, com fluxo médio de 30 milhões de passageiros por ano, conta ainda com uma ampla variedade de restaurantes e lojas úteis para, no mínimo, matar o tempo no caso de uma conexão entre voos. Se houver necessidade de pernoite, os passageiros podem contar com um serviço de quartos que podem ser alugados por um dia. Os aposentos são equipados com confortáveis camas e chuveiros.
-
7. Aeroporto na Malásia é uma atração turística
zoom_out_map
7/10
São Paulo - Ele não é apenas o local de chegada de aviões lotados de turistas. Considerado um dos maiores e mais modernos aeroportos asiáticos, o Kuala Lumpur International Airport (Klia), na Malásia, é ele mesmo uma atração turística. Inaugurado em 1998, o Klia possui, entre seus terminais, espaços que proporcionam aos passageiros todos os equipamentos e a infraestrutura necessária para os negócios e o lazer. Ele está localizado em uma região do país conhecida como "Super Corredor Multimídia". A área é berço de diversas empresas de alta tecnologia que veem no aeroporto o local perfeito para estrear seus produtos no mercado com grande visibilidade. O aeroporto comporta um fluxo de 15 a 25 milhões de passageiros por ano. Seu terminal principal foi planejado com base no conceito "Aeroporto na floresta, floresta no aeroporto", e está cercado de espaços decorados com a vegetação nativa da Malásia. Uma porção inteira da floresta tropical do país foi transplantada para dentro do prédio. A menos de cinco minutos de luxuosos hotéis, o Klia fica próximo também do autódromo em que é disputado o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1. Devido a esta infraestrutura e ao conforto para os passageiros, desde sua inauguração, o aeroporto recebeu diversos prêmios. Em 1999, foi eleito pela Associação Internacional dos Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês) o melhor aeroporto do mundo para sua capacidade.
-
8. Aeroporto de Beijing: a porta de entrada para a China
zoom_out_map
8/10
São Paulo - Como os próprios administradores o definem, o Aeroporto Internacional de Beijing é a porta de entrada para a China. Em 2009, mais de 65 milhões de pessoas passaram por ele para entrar no país que é hoje o centro das atenções do mundo. Desde a sua inauguração, em 1958, o aeroporto vem se tornando mais importante, e hoje ele é reconhecido como o principal aeroporto de conexões entre os mercados asiático, europeu e americano. Diariamente, 1400 voos de 70 companhias aéreas conectam a capital chinesa a 208 cidades ao redor do mundo. Em 2008, enquanto os atletas superavam marcas durante os Jogos Olímpicos de Pequim, o aeroporto batia seus próprios recordes. No mês da competição, passaram pelas pistas 7744 voos relacionados apenas com os Jogos, com um total de 98,4 mil passageiros. Mas, de acordo com o site do aeroporto, o maior orgulho dos administradores vem do número zero: nenhum acidente, nenhum transtorno e nenhuma reclamação de passageiros.
-
9. Celebre seu aniversário no Aeroporto de Zurique
zoom_out_map
9/10
São Paulo - Seu aniversário vai coincidir justamente com o dia de uma interminável espera para a conexão entre voos na viagem de férias com os amigos? O que poderia ser um aborrecimento na maioria dos casos não é problema no Aeroporto de Zurique, na Suíça. Por 200 francos suíços (aproximadamente 335 reais) é possível fazer uma festa de aniversário com até 20 convidados em um confortável ambiente com bar e um piano. A festa tem duração de duas horas e 45 minutos e deve ser agendada com, no mínimo, quatro semanas de antecedência. Depois da recepção, os convidados têm direito a um tour pelos terminais, inclusive a Doca E, onde 27 aeronaves ficam estacionadas. O aeroporto, que desde 2007 figura entre os 10 melhores do mundo no ranking da consultoria britânica Skytrax, também resolve o problema se o aniversário for o do seu filho. É possível comemorar o aniversário das crianças com direito a tour pelo aeroporto, brincadeiras dirigidas por uma equipe especializada, bolo e refrigerante. O programa começa com um passeio de meia hora pelos terminais. Depois, pais e filhos podem ver bem de perto pousos e decolagens de aviões. A festa, que custa 24 francos suíços (40 reais) por participante termina com a distribuição de souvenires do aeroporto.
-
10. Aeroporto de Munique é quase um parque temático
zoom_out_map
10/10
São Paulo - O aeroporto Franz Josef Strauss, em Munique (Alemanha), está entre os mais modernos do mundo. Em 2009, ele ficou entre os cinco primeiros no ranking elaborado pela consultoria britânica Skytrax, especialista no setor aéreo. Além de oferecer uma infraestrutura de ponta na gestão do tráfego de aeronaves e pessoas, o aeroporto também se preocupa em cativar passageiros e visitantes ocasionais. Foi com este objetivo que os administradores do aeroporto decidiram criar o "Parque dos Visitantes". Construído em uma área anexa ao aeroporto, o local permite uma excelente vista de uma das pistas de pousos e decolagens, bem como dos terminais de passageiros. Tudo no parque remete à aviação. No espaço, há três aeronaves históricas em exibição: um Super Constellation, construído nos Estados Unidos entre as décadas de 1940 e 1950, e usado como aeronave civil e também para o transporte militar; um Douclas DC-3, avião usado largamente na Segunda Guerra Mundial e que revolucionou a indústria aérea nos anos 1930; e um modelo Junkers Ju 52/3m, aeronave alemã produzida na década de 1930 e usada para transporte de soldados durante a Segunda Guerra. Há ainda outras aeronaves nas quais os visitantes podem entrar. O parque tem também uma área com brinquedos para entreter as crianças.