Mundo

Os 14 acusados no novo escândalo da FIFA

O governo dos EUA apresentou acusações contra 14 pessoas relacionadas à FIFA por integrarem um esquema de fraude e lavagem de dinheiro


	José Maria Marin, ex-presidente da CBF e um dos suspeitos de integrar o esquema de corrupção na Fifa
 (Rafael Ribeiro/CBF)

José Maria Marin, ex-presidente da CBF e um dos suspeitos de integrar o esquema de corrupção na Fifa (Rafael Ribeiro/CBF)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 20h06.

Washington - O governo dos Estados Unidos apresentou acusações contra 14 pessoas relacionadas à FIFA por supostamente usufruírem durante 24 anos de um esquema mafioso de fraude e lavagem de dinheiro para o enriquecimento através do futebol.

Estes são os nomes dos nove dirigentes da FIFA e cinco empresários relacionados à entidade que foram acusados pelo Departamento de Justiça americano:.

1. JEFFREY WEBB.

Jeffrey Webb, de 50 anos e nascido nas ilhas Cayman, é atualmente presidente da Concacaf e vice-presidente da FIFA. Além disso, faz parte do comitê executivo da União Caribenha de Futebol (CFU) e ocupa a presidência da Federação de Futebol das Ilhas Cayman (CIFA).

2. EUGENIO FIGUEREDO.

O uruguaio Eugenio Figueredo, de 83 anos, é vice-presidente da FIFA e membro do comitê executivo da entidade. Entre 1997 e 2006, foi presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF). Desde então, passou a fazer parte da Conmebol, onde ocupou a vice-presidência entre 1993 e 2013 e o posto de mandatário até 2014.

3. JACK WARNER.

Jack Warner, de 72 anos e natural de Trinidad e Tobago, foi presidente da Concacaf entre 1990 e 2011, até ser alvo de denúncias de corrupção e suborno. Warner renunciou voluntariamente a todos os cargos em 2011, o que fez a FIFA encerrar todos os procedimentos abertos pela Comissão de Ética.

4. EDUARDO LI.

Com raízes chinesas e nascido na Costa Rica, Eduardo Li, de 56 anos, ocupa a presidência da Federação Costarriquenha de Futebol (Fedefut), é membro do comitê executivo da FIFA e da Concacaf.

5. JULIO ROCHA.

O nicaraguense Julio Rocha, de 64 anos, ocupou a presidência da Federação Nicaraguense de Futebol (Fenifut) e da União Centro-Americana de Futebol (UNCAF). Na FIFA, foi encarregado do desenvolvimento de projetos com algumas das associações que fazem parte da entidade.

6. NICOLÁS LEOZ.

O paraguaio Nicolás Leoz, de 86 anos, foi presidente da Conmebol entre 1986 e 2013 e, durante muito tempo, integrou o comitê executivo da FIFA. Renunciou a ambos os cargos há dois anos, alegando motivos pessoais e de saúde.

7. JOSÉ MARIA MARIN.

José María Marin, de 83 anos, ocupou a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre 2012 e abril de 2015 e foi presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

8. RAFAEL ESQUIVEL.

O venezuelano Rafael Esquivel, de 68 anos, integra atualmente o comitê executivo da Conmebol e preside, desde 1988, a Federação Venezuelana de Futebol (FVF). Os 27 anos na liderança da entidade o tornam o presidente com mais tempo à frente de uma confederação de futebol nacional na América do Sul.

9. ALEJANDRO BURZACO.

O argentino Alejandro Burzaco, de 50 anos, tem sob seu controle o Torneos y Competencias S.A., que se define como "o canal argentino líder em esporte". Como presidente, Burzaco controla a empresa e suas afiliadas, todas relacionadas à transmissão de eventos esportivos.

10. COSTAS TAKKAS.

O britânico Costas Takkas, de 58 anos, era colaborador do presidente da Concacaf, cargo também ocupado por Webb. Foi secretário-geral da Federação de Futebol das Ilhas Cayman (CIFA).

11. AARON DAVIDSON.

O americano Aaron Davidson, de 44 anos, é o presidente da Traffic Sports USA, empresa sediada em Miami dedicada à promoção de eventos de futebol nas Américas do Norte e Central e no Caribe.

12. HUGO JINKIS.

O argentino Hugo Jinkis, de 70 anos, controla a Full Play Group S.A., empresa sediada na Argentina dedicada ao marketing esportivo desde 1998.

13. MARIANO JINKIS.

Mariano Jinkis, de 40 anos e também argentino, têm vínculos familiares com Hugo Jinkis, embora o Departamento de Justiça dos Estados Unidos não especifique quais. Mariano também está no comando da Full Play Group S.A.

14. JOSÉ MARGULIES.

O brasileiro José Margulies, de 75 anos, também conhecido como "José Lázaro", controla as companhias Valente Corp. e Somerton Ltd. As autoridades dos Estados Unidos o acusam de atuar como intermediário para facilitar pagamentos ilegais. 

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosEsportesFifaFraudesFutebolPrisões

Mais de Mundo

Rússia e EUA realizam segunda rodada de negociações bilaterais em Istambul

Israel diz estar 'pronto' para voltar à guerra dois dias antes do fim da 1ª fase da trégua

Militares transgêneros dos EUA vão ser expulsos das Forças Armadas, indica memorando do Pentágono

Coreia do Norte enviou mais tropas para a Rússia, afirma Seul