Mundo

Os 13 países com maior risco político do mundo

Primavera Árabe elevou o risco de diversos países no levantamento anual feito pela Aon Risk Solutions

Embora a Primavera Árabe tenha "rebaixado" vários territórios, países como a Venezuela, de Hugo Chávez, ainda lideram o ranking dos mais arriscados (Juan Barreto/AFP)

Embora a Primavera Árabe tenha "rebaixado" vários territórios, países como a Venezuela, de Hugo Chávez, ainda lideram o ranking dos mais arriscados (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 22h20.

São Paulo – A tensão resultante da Primavera Árabe elevou o risco de diversos países no levantamento anual feito pela Aon Risk Solutions.

A consulotria avalia 167 países e territórios para definir o nível de risco em cada um deles. Os critérios abrangem desde potenciais problemas com o câmbio e pagamento de dívidas soberanas, até riscos regulatórios e logísticos, passando por potencial interferência e violência política. O nível de risco varia em uma escala que vai de “baixo” até “muito alto”. 

Devido à instabilidade política na região, cinco territórios do mundo árabe sofreram um downgrade duplo (foram rebaixados para dois níveis abaixo do que estavam): Egito, Líbia, Síria, Tunísia, Saara Ocidental.

"Essas revoltas e protestos continuam sendo uma preocupação fundamental em 2012", afirmou Roger Schwartz, vice-presidente sênior de risco político da Aon Risk Solutions, em comunicado. "Isso está forçando os CEOs e diretores financeiros de empresas com operações no exterior a rever a gestão de riscos e medidas de contingência", complementa.

Também constam na lista dos que se tornaram mais arriscados os seguintes países: Azerbaijão, Bahrein, Belarus, Colômbia, Croácia, Ilhas Falkland, Gabão, Guatemala, Guiné Bissau, Marrocos, Omã, Paquistão, Suazilândia, Tailândia, Uganda e Vietnã. 

De acordo com a consultoria, os resultados das eleições para troca de comando em países como EUA, França, Rússia e China podem contribuir para uma maior incerteza global. A crise da dívida da zona do euro também representa risco para todo o globo, segundo o relatório.

Apesar de todos estes fatores, a listas dos países mais arriscados ainda é encabeçada por áreas considerados instáveis antes mesmo da Primavera Árabe e da crise, como Venezuela, Irã, Iraque e Afeganistão.

Clique no inforgráfico abaixo para saber quais são os 13 países com maior risco político em 2012 e veja qual o nível de “perigo” ao redor do globo.

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise políticaPrimavera árabe

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama