São Paulo - O que determina o
sucesso de um país? Segundo um novo ranking apresentado no
Fórum Econômico Mundial de Davos, a receita é simples: atrás da riqueza e do êxito, estão políticas que criam oportunidades, pessoas que se esforçam e uma história que molda o ambiente e as perspectivas. Os dez países que lideram essa lista, de um total de 60 avaliados, representam muito bem isso, com destaque para a valorosa campeã,
Alemanha. O
ranking foi elaborado pela revista americana U.S. News & World Report, pela consultoria BAV Consulting e a Wharton School, a faculdade de economia da Universidade da Pensilvânia. Ao todo, o estudo entrevistou 16 mil pessoas em todo o mundo sobre 65 atributos que foram agrupados em 9 índices -- de mercado de trabalho à qualidade de vida. O Brasil surge em 20º, com o melhor desempenho em 'aventura', indicando que o país tem clima agradável e belezas cênicas para passeios turísticos e lazer. Por outro lado, tivemos pior desempenho em 'qualidade de vida' (43º), que inclui a situação desfavorável do mercado de trabalho, e em 'facilidade para fazer negócios' (37º), que inclui a alta burocracia, por exemplo. Veja abaixo o desempenho do Brasil por índice:
Clique nas imagens e vejas os
10 primeiros colocados e seu desempenho por índice, e no final um ranking dos outros 50 países.
Entenda os índices Aventura: é amigável, tem clima agradável e belezas cênicas.
Cidadania: se preocupa com os direitos humanos, se preocupa com o meio ambiente, a igualdade de gênero, é progressivo, respeita a liberdade religiosa, respeita os direitos de propriedade, o poder político é bem distribuído.
Influência Cultural: culturalmente significativo em termos de entretenimento, moda e prestígio.
Empreendedorismo: população educada, empreendedora, inovadora, oferece fácil acesso ao capital, força de trabalho qualificada, conhecimento tecnológico, infraestrutura e enquadramento jurídico bem desenvolvidos.
Patrimônio: culturalmente acessível, tem uma história rica, uma excelente comida e muitas atrações culturais.
Facilidade para Negócios: pouca burocracia, custos de fabricação em conta, ambiente fiscal favorável, práticas governamentais transparentes.
Motivação: é diferente, dinâmico, único.
Poder: perfil de líder, influente econômica e politicamente, fortes alianças internacionais, poderio militar.
Qualidade de Vida: um bom mercado de trabalho, preços acessíveis, economicamente estável, familiar, igualdade de renda, sistema estável e bem desenvolvido, educação pública e sistema de saúde pública bem desenvolvidos.