A Flórida começa a retomar as atividades nesta sexta-feira, 11, após a passagem do furacão Milton.
O aeroporto internacional de Orlando voltou a receber pousos e decolagens na noite de quinta-feira, 10, e retomou a operação completa nesta sexta. Mais de dez voos chegaram e partiram desde o começo da manhã, segundo o site FlightRadar24.
No entanto, diversos voos para Orlando foram cancelados pelas empresas. É preciso ver a situação cado a caso junto às empresas aéreas. Latam e Azul já possuem voos programados de São Paulo a Orlando nesta sexta.
O aeroporto de Tampa, uma das cidades onde o furacão passou mais perto, também voltou a operar nesta sexta, às 8h. O terminal de Miami, que foi pouco afetada pela tempestade, funciona normalmente.
Nos arredores de Orlando, os parques da Disney e da Universal também voltam a funcionar nesta sexta, em horário normal. Já os parques da região de Tampa e na Busch Gardens Adventure Island seguirão fechados.
-
1/18
Uma tempestade pode ser vista se movendo sobre Tampa à distância de St. Petersburg, Flórida, antes do furacão Milton chegar à costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024. A Flórida atingida pela tempestade se preparou na terça-feira para um impacto direto do furacão Milton, um sistema climático monstruoso que ameaça causar danos catastróficos e força o presidente Joe Biden a adiar uma grande viagem ao exterior
(Uma tempestade pode ser vista se movendo sobre Tampa à distância de St. Petersburg, Flórida, antes do furacão Milton chegar à costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024)
-
2/18
Moradores da área de Apopka enchem sacos para proteger suas casas de possíveis inundações antes da chegada do furacão Milton, em Orlando, Flórida, em 9 de outubro de 2024. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Moradores da área de Apopka enchem sacos para proteger suas casas de possíveis inundações antes da chegada do furacão Milton, em Orlando, Flórida, em 9 de outubro de 2024)
-
3/18
Uma casa fechada com tábuas à venda no jardim da frente em Dunedin antes do esperado desembarque do furacão Milton hoje à noite, em 9 de outubro de 2024, na Flórida. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Uma casa fechada com tábuas à venda no jardim da frente em Dunedin antes do esperado desembarque do furacão Milton)
-
4/18
Um complexo de apartamentos danificado pelo furacão Helene na seção Treasure Island de St. Petersburg, Flórida, em 8 de outubro de 2024, antes do esperado desembarque do furacão Milton. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Um complexo de apartamentos danificado pelo furacão Helene na seção Treasure Island de St. Petersburg, Flórida, em 8 de outubro de 2024, antes do esperado desembarque do furacão Milton.)
-
5/18
Pessoas fazem fila em seus carros para abastecer em um posto de gasolina antes da chegada esperada do furacão Milton em Lakeland, Flórida, em 8 de outubro de 2024. A Flórida atingida pela tempestade se preparou na terça-feira para um impacto direto do furacão Milton, um sistema climático monstruoso que ameaça causar danos catastróficos e força o presidente Joe Biden a adiar uma grande viagem ao exterior
(Pessoas fazem fila em seus carros para abastecer em um posto de gasolina antes da chegada esperada do furacão Milton em Lakeland, Flórida, em 8 de outubro de 2024)
-
6/18
Os empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do Edifício El Encanto na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5 com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em poucas semanas
(Os empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do Edifício El Encanto na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida)
-
7/18
Pessoas passam por vitrines fechadas em Tampa antes do furacão Milton atingir a costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024, na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas
(Pessoas passam por vitrines fechadas em Tampa antes do furacão Milton atingir a costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024, na Flórida)
-
8/18
Imagem de satélite do furacão Milton
(O furacão Milton explodiu em força na segunda-feira para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas)
-
9/18
Nesta imagem de satélite cortesia do Sentinel Hub da Agência Espacial Europeia tirada em 7 de outubro de 2024, o olho de alfinete do furacão Milton pode ser visto sobre o Golfo do México. O furacão Milton explodiu em força na segunda-feira para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em poucas semanas
(Nesta imagem de satélite cortesia do Sentinel Hub da Agência Espacial Europeia tirada em 7 de outubro de 2024, o olho de alfinete do furacão Milton pode ser visto sobre o Golfo do México)
-
10/18
Empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do histórico Columbia Restaurant na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5 com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas
(Furacão Milton EUA Flórida)
-
11/18
Os recentes furacões Helena e Milton causaram prejuízos estimados em US$ 50 bilhões, cada.
(Furacão Milton EUA Flórida)
-
12/18
A stairwell wall is blown out in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
13/18
A fallen tree on a house in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
14/18
Traffic moves around a fallen tree in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
15/18
A light sign is damaged in downtown Kissimee, Florida by Hurricane Milton on October 10, 2024. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by GIORGIO VIERA / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
16/18
A tree fell on the front of a property in downtown Kissimee, Florida due to Hurricane Milton on October 10, 2024. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by GIORGIO VIERA / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
17/18
Rua alagada em Tampa, na Flórida, após a passagem do furacão Milton
(US-WEATHER-HRRICANE-MILTON)
-
18/18
A crane that collapsed into a building is seen in downtown St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
Número de mortes pode crescer
Ao menos 16 pessoas morreram em decorrência do furacão até os registros feitos na manhã desta sexta-feira, 11. O estado prevê mais vítimas fatais ao longo dos próximos dias, segundo o governador Ron DeSantis. Cerca de mil pessoas foram socorridas até a noite de quinta-feira.
As mortes foram registradas em seis condados do estado, sendo o de St. Lucie com o maior número de vítimas.
Cerca de 2,5 milhões de pessoas ainda estão sem energia por causa do furacão, o terceiro a atingir a Flórida neste ano.
Os danos causados pela passagem do furacão Milton pela costa do golfo da Flórida podem gerar um impacto entre US$ 50 bilhões e US$ 60 bilhões para as seguradoras, de acordo com estimativas divulgadas nesta quinta-feira, 10.
A revista Insurance Business destaca que o custo com o furacão Milton pode alcançar os US$ 60 bilhões, afetando o mercado de seguros globalmente. O furacão, que atravessou a península da Flórida de oeste a leste, causou inundações, destruição e o deslocamento de centenas de milhares de pessoas.
As estimativas indicam que as perdas podem ser comparáveis às do furacão Ian, que impactou a Flórida em 2022. Segundo analistas da empresa RBC Capital, Milton está entre os furacões mais custosos da história recente.