Mundo

Órgão internacional condena morte de jornalista brasileiro

Sociedade Interamericana de Imprensa condenou o assassinato do jornalista rondoniano Claudio Moleiro de Souza, diretor da "Rádio Meridional", em um atentado


	Violência Urbana: atentado aconteceu no dia 12 de outubro na cidade de Jaru, em Rondônia
 (Stock.Xchange)

Violência Urbana: atentado aconteceu no dia 12 de outubro na cidade de Jaru, em Rondônia (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 11h51.

Miami - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), com sede em Miami (Estados Unidos), condenou nesta segunda-feira o assassinato do jornalista rondoniano Claudio Moleiro de Souza, diretor da "Rádio Meridional", em um atentado que também feriu o locutor Alberto Dutra Durán.

O atentado aconteceu no dia 12 de outubro na cidade de Jaru, em Rondônia, quando um homem armado entrou na emissora de rádio e atirou contra os jornalistas. Ainda não se sabe o motivo da agressão, informou em comunicado a SIP.

No entanto, as autoridades descartaram então que se tratasse de um roubo, já que nada foi roubado das instalações da rádio, e a hipótese inicial dos investigadores é a de que foi um atentado contra o diretor, segundo o delegado responsável pelo caso, Renato Batistela Cavalheiro.

O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Claudio Paolillo, manifestou sua solidariedade aos colegas e parentes dos profissionais afetados e pediu que as autoridades brasileiras "investiguem rapidamente o ataque para saber se o atentado está ligado ao trabalho informativo".

Outros dois jornalistas brasileiros, Walgeny Assis Carvalho e Rodrigo Neto, foram assassinados nos dias 14 de abril e 8 de março, respectivamente, por motivos ligados ao trabalho jornalístico.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Rondônia

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk