Mundo

Oprah Winfrey é celebridade mais poderosa dos EUA

Apresentadora de TV desbancou a atual campeã Angelina Jolie na lista anual da revista Forbes

A apresentadora de TV americana Oprah Winfrey (Christopher Polk/AFP)

A apresentadora de TV americana Oprah Winfrey (Christopher Polk/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2010 às 19h44.

Los Angeles - A apresentadora de TV americana Oprah Winfrey, dona de uma editora e de uma produtora, desbancou a atriz Angelina Jolie como celebridade mais poderosa no mundo do entretenimento, segundo a lista anual da revista Forbes, divulgada esta terça-feira.

Esta classificação que avalia o poder entre celebridades considera 100 estrelas de cinema, da TV, da música e do esporte. Nas edições de 2007 e 2008, foi liderada por Oprah Winfrey, mas no ano passado, Angelina Jolie ficou em primeiro lugar e este ano, a mulher de Brad Pitt caiu para a 18ª posição.

Com 315 milhões de dólares acumulados no último ano, Winfrey lidera a lista que a Forbes faz, considerando os ganhos relacionados com o mundo do espetáculo e a exposição nos meios de comunicação dos famosos entre junho de 2009 e junho de 2010.

"O anúncio de que a próxima temporada de seu programa será a última ajudou que Oprah recebesse mais atenção midiática que nenhum outro membro da lista", segundo a reportagem da revista que elabora esta lista conhecida como Celebrity 100.

A cantora Beyoncé conquistou o segundo lugar por seus negócios na música e pelos frutíferos contratos de publicidade com uma empresa de cosméticos e com uma empresa de video games, que lhe permitiram somar, nos últimos 12 meses, 86 milhões de dólares, além de sua incursão como empresária no mundo dos perfumes e a roupa.

O terceiro lugar ficou com James Cameron, que ganhou nos últimos 12 meses 210 milhões de dólares, graças ao sucesso da superprodução "Avatar", com o qual bateu um recorde de bilheteria de 2,7 bilhões de dólares em todo o mundo.

A extravagante Lady Gaga entrou na lista pela primeira vez e se sitou na quarta posição, acima de verdadeiras instituições musicais como os irlandeses de U2 (7) e Madonna (10).

O quinto lugar ficou com o golfista Tiger Woods, que com todos os escândalos na vida pessoal se manteve como o atleta de sua categoria mais bem pago do mundo, seguido pela cantora Britney Spears (6), U2, depois a atriz Sandra Bullock (8) e Johnny Deep (9).

O craque português Cristiano Ronaldo é outro destaque este ano, mas na 48ª posição, antes do ator Robert Pattinson (50ª).

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)MídiaPaíses ricosRiquezaServiços

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado