Mundo

Opositores tentam banir casamento gay na Califórnia

Os eleitores californianos aprovaram a proibição do casamento gay em 2008, mas um juíz federal de São Francisco declarou a iniciativa inconstitucional

Stuart Gaffney posa com o marido John Lewis em San Francisco, Califórnia, em 26 de junho de 2013 (©afp.com / Josh Edelson)

Stuart Gaffney posa com o marido John Lewis em San Francisco, Califórnia, em 26 de junho de 2013 (©afp.com / Josh Edelson)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2013 às 16h19.

SÃO FRANCISCO - Opositores ao casamento gay pediram à Suprema Corte da Califórnia, nessa sexta-feira, o impedimento de casamentos do mesmo sexo no Estado, e para que a iniciativa que proíbe o casamento continue em vigor.

Os eleitores californianos aprovaram a proibição do casamento gay em 2008, mas um juíz federal de São Francisco declarou a iniciativa inconstitucional. No mês passado a Suprema Corte americana decidiu que apoiadores da proibição não tinham direitos legais para apelar.

Uma corte de apelação federal permitiu que casamentos gay continuassem e uma onda de cerimônias começou imediatamente. O casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido em 13 estados e Washington. Defensores dos direitos homossexuais acreditam que o momento está positivo para ir adiante.

No entanto, em documentos judiciais apresentados na sexta-feira, o grupo Protectmarriage.com pediu à Suprema Corte da Califórnia lembrar aos funcionários do condado que a lei continua em vigor e que parem de emitir licenças de casamento.

Acompanhe tudo sobre:Direitos civisGaysLGBTPreconceitos

Mais de Mundo

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social