Mundo

Oposição venezuelana suspende participação em diálogo com governo

A MUD já havia adiantado que cancelaria sua presença no encontro da mesa de diálogo se o governo de Maduro se negasse a cumprir o decidido

Venezuela: oposição manterá contato apenas com os facilitadores do Vaticano e da Unasul (Ueslei Marcelino/Reuters)

Venezuela: oposição manterá contato apenas com os facilitadores do Vaticano e da Unasul (Ueslei Marcelino/Reuters)

A

AFP

Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 14h15.

A oposição venezuelana suspendeu nesta terça-feira sua participação em um diálogo com o governo, à espera de que ele cumpra uma série de acordos para resolver a crise política, anunciou o dirigente Jesús Torrealba.

"Seguiremos no mecanismo de diálogo, mas não vamos participar da reunião desta terça-feira, 6 de dezembro", disse Torrealba, secretário-executivo da coalizão Mesa de la Unidad Democrática (MUD), acrescentando que a oposição manterá contato apenas com os facilitadores do Vaticano e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A MUD já havia adiantado que cancelaria sua presença no terceiro encontro da mesa de diálogo instalada no dia 30 de outubro se o governo de Nicolás Maduro se negasse a cumprir o que foi decidido nas negociações.

Em particular, a oposição se refere a uma saída eleitoral para a crise e à libertação de opositores presos, mas Maduro sustenta que estes temas não fazem parte da agenda.

"Permanecer sentados ali como se nada estivesse acontecendo seria negar que é uma negociação séria (...) O governo não só descumpre, mas nega todos os acordos", afirmou Torrealba em seu programa de rádio.

O porta-voz confirmou que delegados da oposição se reunirão nesta terça-feira com o monsenhor Claudio María Celli, enviado do papa Francisco, e com o núncio apostólico Aldo Giordano para conversar sobre os "presos políticos", especialmente um grupo de 14 que se declarou em greve de fome no domingo.

Fontes da MUD indicaram à AFP que o governo pode entregar nesta terça-feira à aliança propostas para destravar o processo através dos facilitadores.

Acompanhe tudo sobre:Nicolás MaduroPartidos políticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump retira EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU

'Taxa da blusinha dos EUA': Trump barra isenção de imposto para compras internacionais de até US$800

União Europeia estará pronta para negociações duras com os EUA, afirma Ursula von der Leyen

Mais de 20 mil funcionários dos EUA se inscreveram em programa de demissão, diz agência