Mundo

Oposição venezuelana firma aliança para eleições de 2012

Partidos se comprometeram a apoiar um candidato único contra Hugo Chavez

Hugo Chávez: todos contra ele (Leo Ramírez/AFP)

Hugo Chávez: todos contra ele (Leo Ramírez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 18h05.

Caracs - A oposição venezuelana, reunida na Mesa da Unidade Democrática, firmou nesta segunda-feira uma "aliança política de longo alcance", em que se compromete a apresentar um único candidato para enfrentar Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 2012, e traçar um projeto comum de governo.

"Nós, signatários deste acordo, apoiaremos de forma unitária o candidato que, nas primárias de 12 de fevereiro, for escolhido como representante da Unidade Democrática nas próximas eleições presidenciais", diz o Compromisso por um Governo de União Nacional, assinado por representantes dos partidos de oposição e por todos os pré-candidatos presidenciais.

"Esta aliança vai além do eleitoral e de um mero acordo de governo para poucos anos. Constituímos uma aliança política e social de longo alcance", diz o texto, que aponta um futuro governo que tenha entre suas prioridades reativar a economia e promover a segurança dos cidadãos.

Dez líderes opositores, entre eles governadores e prefeitos, apresentaram-se como candidatos nas primárias da MUD, que elegerá o candidato comum que disputará com Hugo Chávez as eleições de 7 de outubro de 2012.

Segundo pesquisas de opinião, os governadores dos estados de Miranda (norte) e Zulia (oeste), Henrique Capriles e Pablo Pérez, respectivamente, têm as maiores chances de se tornar o candidato de oposição.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesHugo ChávezOposição políticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente