Mundo

Oposição concorda em ter Capriles como candidato

Capriles perdeu a eleição de outubro de 2012 para Chávez por ampla margem

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 21h13.

Caracas - A coalizão opositora da Venezuela concordou em ter o jovem governador Henrique Capriles como candidato nas eleições presidenciais do país, após a morte do presidente Hugo Chávez, disseram à Reuters nesta quarta-feira duas fontes da Mesa da Unidade.

A Constituição venezuelana estabelece que nos 30 dias seguintes a uma "ausência absoluta" do presidente deve acontecer novas eleições para escolher um sucessor.

"O candidato é Capriles. A Mesa da Unidade vai esperar o fim do funeral de Chávez e a convocação de eleições para fazer o anúncio. Ele já aceitou", disse à Reuters uma fonte que falou sob anonimato.

O Conselho Nacional Eleitoral ainda não convocou eleições, mas o governo antecipou que o vice-presidente Nicolás Maduro será o candidato do oficialismo, como havia sugerido Chávez, que morreu na terça-feira de câncer.

Capriles enfrentou Chávez no pleito de outubro e, apesar de perder por ampla margem, recebeu 6,5 milhões de votos, a melhor marca da história para a oposição.

Um estudo divulgado dias antes da morte de Chávez revelou que em uma eventual disputa entre Maduro e Capriles, o candidato do governo obteria uma vantagem de 14 pontos.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaVenezuelaHugo Chávez

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'