Mundo

Oposição síria fixa prazo para retirada do Irã de conversas

Coalizão Nacional não vai participar das negociações de paz na Suíça a não ser que a ONU retire convite ao Irã


	Bandeira da Síria: "nós estamos dando um prazo até 19h (GMT) para o convite ser retirado", disse à Reuters Anas Abdaho, membro do comitê político da Coalizão Nacional
 (Getty Images)

Bandeira da Síria: "nós estamos dando um prazo até 19h (GMT) para o convite ser retirado", disse à Reuters Anas Abdaho, membro do comitê político da Coalizão Nacional (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 13h06.

Istambul - O principal representante da oposição síria, a Coalizão Nacional, não vai participar das negociações de paz na Suíça agendadas para essa semana a não ser que a Organização das Nações Unidas (ONU) retire seu convite ao Irã até às 17h (horário de Brasília) desta segunda-feira, afirmou um membro do grupo.

No noite de domingo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon surpreendeu a Coalizão Nacional ao convidar o Irã para a conferência, apelidada de "Genebra 2", vista como o esforço internacional mais sério para encerrar o conflito de quase 3 anos.

"Nós estamos dando um prazo até 19h (GMT) para o convite ser retirado", disse à Reuters Anas Abdaho, membro do comitê político da Coalizão Nacional.

Abdah reiterou que a Coalizão aceitaria a participação do Irã apenas se "afirmar publicamente que irá retirar suas forças, comprometendo-se totalmente com o acordo de Genebra 1 e comprometendo com a implantação de qualquer resultado de Genebra 2".

O acordo alcançado em Genebra em 2012 pede um governo de transição para a Síria, que os países ocidentais e a oposição entendem pressupõe que o presidente sírio Bashar al-Assad deve deixar o poder.

Membros da coalizão disseram reservadamente à Reuters que ninguém espera que o Irã atenda qualquer dos termos exigidos.

O Irã é o principal suporte estrangeiro do presidente sírio Bashar al-Assad e sua presença tem sido uma das questões mais debatidas na preparação da conferência.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaSíriaONUIrã - País

Mais de Mundo

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30

Trump provoca tensões globais ao ordenar retomada dos testes nucleares

'Temos vagas': por que há tantos cartazes nas ruas de Buenos Aires?