Mundo

Oposição síria elege islamista moderado como premiê interino

"A prioridade do meu governo será restabelecer a estabilidade nas áreas emancipadas, melhorar suas condições de vida e fornecer segurança", disse Ahmad Tumeh


	Rebelde sírio: a coalizão espera que Tumeh impulsione a credibilidade da oposição para restabelecer a ordem em áreas não mais controladas por Assad
 (Muzaffar Salman/Reuters)

Rebelde sírio: a coalizão espera que Tumeh impulsione a credibilidade da oposição para restabelecer a ordem em áreas não mais controladas por Assad (Muzaffar Salman/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2013 às 15h35.

Istambul - A Coalizão Nacional Síria, que faz parte da oposição, elegeu o islamista moderado Ahmad Tumeh como primeiro-ministro provisório neste sábado, confiando a ele a díficil tarefa de restabelecer a ordem em áreas não mais controladas pelo presidente Bashar al-Assad, disseram à Reuters membros da coalizão.

A coalizão espera que Tumeh, 48, impulsione a credibilidade da oposição depois que a Rússia e os Estados Unidos negociaram um acordo acerca do arsenal de armas químicas de Assad que pode levar esforços em direção a um acordo mais amplo para o conflito que já dura dois anos e meio.

Tumeh, ex-prisioneiro político da província oriental de Deir al-Zor, teve 75 dos 97 votos inseridos em urna da coalizão em Istambul, disseram as fontes.

A expectativa é de que ele escolha um gabinete de 13 ministros em um acordo firmado depois de dois dias de discussões entre detentores do poder no mundo árabe e a coalizão apoiada pela Ocidente.

"A prioridade do meu governo será restabelecer a estabilidade nas áreas emancipadas, melhorar suas condições de vida e fornecer segurança", disse Tumeh à Reuters após ter sido eleito.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosSíriaBashar al-AssadOposição política

Mais de Mundo

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto

Vitória de Mamdani em Nova York dá ânimo para esquerda da Europa