Mundo

Oposição síria ameaça não ir à Genebra 2 se Irã participar

Coalizão Nacional Síria ameaçou não comparecer à cúpula de Genebra 2 se a ONU não retirar o convite ao Irã para participar


	Edifícios danificados em uma rua deserta em uma área sitiada em Homs: secretário-geral da ONU convidou o Irã para Genebra 2
 (Thaer Al Khalidiya/Reuters)

Edifícios danificados em uma rua deserta em uma área sitiada em Homs: secretário-geral da ONU convidou o Irã para Genebra 2 (Thaer Al Khalidiya/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 08h49.

Beirute - A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança opositora, ameaçou não comparecer à cúpula de Genebra 2 se a ONU não retirar o convite ao Irã para participar da reunião.

O porta-voz da CNFROS Louay Safi disse nas últimas horas em mensagem no Twitter que "a Coalizão Síria anuncia que retirará sua presença em Genebra 2 a menos que Ban Ki-moon retire seu convite ao Irã".

Apesar da divisão interna, o grupo da oposição decidiu no último sábado em uma votação em sua assembleia geral participar da conferência, que começará na próxima quarta-feira na cidade suíça de Montreux.

O secretário-geral da ONU anunciou nesta segunda-feira que convidou o Irã, um dos principais aliados do regime de Bashar al Assad, para participar da cúpula.

O convite estava pendente desde que os Estados Unidos e a Rússia, países que promovem o processo de Genebra, estivessem de acordo com a participação de Teerã na conferência, onde se sentarão na mesma mesa de negociações pela primeira vez representantes do regime e da oposição.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísOposição políticaSíria

Mais de Mundo

Em novo ataque, Israel bombardeia pela primeira vez centro de Beirute

Oposição denuncia 'sequestro' do chefe de segurança de Maria Corina na Venezuela

Novos bombardeios israelenses no Líbano deixam quase 50 mortos no domingo

1 milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano após ataques israelenses, estima premiê