Mundo

Oposição síria acusa regime de lançar bombas de fósforo

A Coalizão Nacional Síria denunciou que, pelo menos, dez civis morreram e outras dezenas ficaram feridas em ataques das forças do regime sírio, em Aleppo


	Mortos de ataque de gás: a CNFROS não especifica quando foi feito o novo ataque, mas diversos grupos de ativistas informaram ontem sobre bombardeios "com substâncias estranhas" em Orum al Kubra
 (Bassam Khabieh/Reuters)

Mortos de ataque de gás: a CNFROS não especifica quando foi feito o novo ataque, mas diversos grupos de ativistas informaram ontem sobre bombardeios "com substâncias estranhas" em Orum al Kubra (Bassam Khabieh/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 15h11.

Cairo - A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), de oposição, denunciou nesta terça-feira que pelo menos dez civis morreram e outras dezenas ficaram feridas em ataques das forças do regime sírio com bombas de fósforo branco e napalm em Aleppo.

Em comunicado, a aliança classificou como "massacre horrível" o que houve na cidade de Orum al Kubra, na periferia de Aleppo, onde aviões de combate teriam bombardeado essas substâncias.

A denúncia é feita em meio a uma crescente pressão internacional contra Damasco, com ameaças de intervenção militar, após o suposto ataque químico de quarta-feira passada na periferia da capital, onde, segundo a CNFROS, 1.300 pessoas morreram.

Uma equipe de analistas da ONU está neste momento na Síria para investigar se foram usadas armas químicas no país.

A CNFROS não especifica quando foi feito o novo ataque, mas diversos grupos de ativistas informaram ontem sobre bombardeios "com substâncias estranhas" em Orum al Kubra e que os corpos sofreram graves queimaduras e ficaram desfigurados.

A aliança opositora pediu à comunidade internacional que compreenda "a gravidade das consequências da violência sistemática do regime contra os civis e de seus ferozes ataques contra centros residenciais".

A Liga Árabe pediu hoje ao Conselho de Segurança da ONU que supere as divergências entre seus membros e tome medidas "dissuasórias e necessárias" contra o regime sírio - que responsabilizou pelo uso de armas químicas contra os civis. EFE

Acompanhe tudo sobre:GuerrasSíriaONU

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição