Mundo

Oposição quer convocar policial que denunciou ministro

Deputados já pediram que João Dias Ferreira fale sobre as denúncias contra Orlando Silva

A oposição não gostou do depoimento do ministro ter ocorrido antes do que o do policial  ( Valter Campanato/ABr)

A oposição não gostou do depoimento do ministro ter ocorrido antes do que o do policial ( Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 17h24.

Brasília - Líderes da oposição apresentaram hoje requerimento para convocar o policial militar João Dias Ferreira, autor de denúncias de suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte, envolvendo o titular da pasta, Orlando Silva. Os parlamentares querem que Ferreira vá a Câmara dos Deputados esclarecer as denúncias contra o ministro.

Silva está sendo ouvido em audiência conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Turismo e Desporto da Câmara. A oposição tentou esvaziar a audiência com o ministro para tentar o ouvir o denunciante ainda hoje.

O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), disse que os líderes da oposição ouviram Ferreira mais cedo e que o autor das denúncias feitas à revista Veja, acrescentou detalhes sobre o suposto esquema de desvio de recursos do Programa Segundo Tempo.

“Foi um depoimento absolutamente estarrecedor, com detalhes que não estão na revista, com provas materiais inegáveis contra o ministro e o ministério”, disse. Para o líder do DEM, a ida do ministro à Câmara antes do depoimento do denunciante é “apenas para garantir palanque e plateia”.

De acordo com o líder do PSDB, Duarte Nogueira, Ferreira já concordou em prestar depoimento na Câmara, assim que o requerimento for aprovado.

O pedido de requerimento da oposição só deverá ser avaliado amanhã, durante reunião deliberativa das comissões.

No início da audiência, Orlando Silva defendeu a gestão do Programa Segundo Tempo, negou veemente as denúncias e desqualificou o autor das acusações. “Quem fez a acusação? Trata-se de um desqualificado, um criminoso, uma pessoa que foi presa, uma fonte bandida”.

Acompanhe tudo sobre:EscândalosFraudesMinistério do EsporteOrlando SilvaPolítica no BrasilPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura