Mundo

Oposição peruana anuncia novo pedido de cassação de Kuczynski

Pedido de saída do presidente ocorre após Kuczynski ter outorgado indulto a Alberto Fujimori, através do que a oposição chama de "pacto" com o fujimorismo

Pedro Pablo Kuczynski: presidente peruano pode sofrer novo pedido de impeachment (Charles Platiau/Reuters)

Pedro Pablo Kuczynski: presidente peruano pode sofrer novo pedido de impeachment (Charles Platiau/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de janeiro de 2018 às 06h53.

Lima - O partido esquerdista Tierra y Libertad da bancada da Frente Amplio anunciou neste domingo que apresentará outro pedido de cassação contra o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, por ter outorgado indulto a Alberto Fujimori, por causa de um "pacto" com o fujimorismo.

Em coletiva de imprensa, o deputado Marco Arana disse que consideram que Kuczynski "voltou a incorrer pela segunda vez em um claro sinal de incapacidade moral para conduzir o país, e por isso deve renunciar ou ser destituído".

Em dezembro passado, a Frente Amplio e o partido fujimorista Força Popular delinearam a destituição de Kuczynski por causa de seus supostos vínculos com a empresa Odebrecht, mas o chefe de Governo se salvou no Congresso com o apoio de uma facção liderada pelo filho mais novo de Fujimori, Kenji.

Três dias após a frustrada vacância, Kuczynski outorgou o indulto humanitário e direito de graça, que impede novos julgamentos, a Alberto Fujimori, enquanto estava internado em uma clínica de Lima.

O porta-voz da Frente Amplio acrescentou que houve um "pacto de impunidade" entre o Governo e o grupo liderado por Kenji Fujimori para dar o indulto ao ex-presidente, que cumpria uma sentença de 25 anos de prisão por abusos contra os direitos humanos.

"Isso é uma afronta nacional", destacou Arana.

O congressista acrescentou que "é inaceitável que tenham sido dado estes benefícios (de indulto e direito de graça) a um dos presidentes mais corruptos no mundo".

Acompanhe tudo sobre:ImpeachmentPeruPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia