Mundo

Oposição pede Congresso Nacional de Salvação para Tunísia

Principais partidos da oposição pediram a realização de um congresso nacional para tirar o país da "grave crise que ameaça o futuro" da nação


	Manifestação na Tunísia: oposição considerou que a situação atual se caracteriza por um "agravamento da crise e o fracasso de todas as tentativas de diálogo"
 (Christopher Furlong/Getty Images)

Manifestação na Tunísia: oposição considerou que a situação atual se caracteriza por um "agravamento da crise e o fracasso de todas as tentativas de diálogo" (Christopher Furlong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 14h00.

Túnis - Os principais partidos políticos da oposição tunisiana pediram por meio de um comunicado a realização de um Congresso Nacional de Salvação para tirar o país da "grave crise que ameaça o futuro" da nação.

Na nota, resultado da reunião de "coordenação" que cerca de cinquenta representantes da oposição realizaram ontem, a oposição expressou que o objetivo do congresso será "estabelecer uma agenda política e direcionar o país ao caminho da construção nacional e democrática".

A oposição considerou que a situação atual se caracteriza por um "agravamento da crise, o fim da legalidade das instâncias do poder e o fracasso de todas as tentativas de diálogo".

Dois partidos políticos, a Frente Popular, que aglutina uma dúzia de formações de esquerda, e a União pela Tunísia, pediram no último dia 4 de julho a "dissolução do governo" e da Assembleia Nacional Constituinte (ANC).

A reunião de ontem também contou com a participação de outros partidos políticos e entidades representativas da sociedade civil que se opõem ao governo e ao atraso na elaboração da nova Constituição, que teria artigos que "podem consolidar uma ditadura teocrática".

O comunicado acusar ainda a ANC e o governo de serem responsáveis pela "crise e deterioração da situação geral econômica, social, de segurança e política" do país.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaTunísiaOposição política

Mais de Mundo

EUA exigem redes sociais em "modo público" para vistos estudantis

Em seu Dia da Independência, Ucrânia lança ataques com drones contra Rússia

Venezuela liberta um grupo de 13 presos políticos, segundo dirigentes opositores

Primeiro-ministro do Canadá diz que garantia de segurança para a Ucrânia 'não são escolha da Rússia'