Mundo

Oposição na Líbia quer julgar Kadafi e faz campanha em busca de recursos

O Conselho Nacional de Transição da Líbia faz campanha para que a comunidade internacional descongele os fundos destinados ao país

Presidente do CNT da Líbia, Mustafa Abdeljalil, quer que o presidente Muammar Kadafi seja submetido a um julgamento no país e só depois enviado para o TPI (Giorgio Cosulich/Getty Images)

Presidente do CNT da Líbia, Mustafa Abdeljalil, quer que o presidente Muammar Kadafi seja submetido a um julgamento no país e só depois enviado para o TPI (Giorgio Cosulich/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2011 às 07h48.

Brasília - O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mustafa Abdeljalil, quer que o presidente Muammar Kadafi seja submetido, primeiro, a um julgamento no país e só depois enviado para o Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia. No TPI, Kadafi e alguns de seus colaboradores são acusados de crimes de guerra e contra a humanidade, como violação de direitos humanos, massacre e agressões generalizadas.

O Tribunal Penal Internacional também emitiu mandados de prisão por crimes contra a humanidade contra Seif Al Islam, filho de Kadafi, e Abdallah al-Senussi, cunhado dele, chefe dos serviços de informação.

“O mandado de detenção internacional se refere aos crimes cometidos desde fevereiro”, disse Abdeljalil. “Os tribunais da Líbia é que devem julgar Kadafi por todos os crimes cometidos nos últimos 42 anos, só depois ele poderá ser entregue ao tribunal em Haia”.

Paralelamente, o Conselho Nacional de Transição da Líbia faz campanha para que a comunidade internacional descongele os fundos destinados ao país. A oposição informou que precisa de recursos para reorganizar a Líbia, inclusive levantando dinheiro para o pagamento dos funcionários públicos que há meses não recebem os salários.

Ontem (25) o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou o desbloqueio de US$ 1,5 bilhão, referente aos fundos líbios, para financiar uma ajuda de emergência à reconstrução do país. Também ontem os membros do grupo de contato prometeram à oposição acelerar as negociações para a libertação de ativos líbios congelados, permitindo a transferência de US$ 2,5 bilhões até o fim do mês.

*Com informações da agência pública de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticaGuerrasÁfricaLíbiaOposição políticaMuammar Kadafi

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos