Mundo

Operações são suspensas onde Farc libertarão general

Ministério ordenou suspensão de operações militares em região onde general será libertado pelas Farc


	Farc: suspensão das operações militares será por tempo determinado, segundo ministério
 (Luis Robayo/AFP)

Farc: suspensão das operações militares será por tempo determinado, segundo ministério (Luis Robayo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 08h59.

Bogotá - O Ministério da Defesa da Colômbia ordenou nesta quarta-feira a suspensão das operações militares a partir da meia-noite desta quarta-feira (3h de Brasília da quinta-feira), em uma região do departamento (estado) de Chocó, para permitir a libertação do general Rubén Darío Alzate e de outras duas pessoas mantidas como reféns pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde o dia 16.

Em comunicado, o Ministério da Defesa garantiu que a suspensão das operações militares será por "tempo determinado", mas não detalhou quanto.

O sequestro do general Alzate, do cabo do Exército Jorge Rodríguez e da advogada Gloria Urrego, ocorrido em Las Mercedes, no departamento de Chocó, próximo da fronteira com o Panamá, fez com que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, suspendesse os diálogos de paz com as Farc em Cuba no dia 17 de novembro.

Segundo o Ministério da Defesa, hoje "antes das 16h" locais (19h de Brasília) "foram recebidas as coordenadas da área geográfica onde será realizada a libertação dos três reféns.

Este passo está previsto no memorando de entendimento e no protocolo de segurança assinado no dia 22 de novembro entre o Ministério da Defesa e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que liderará a operação humanitária que receberá os sequestrados.

Segundo o Ministério da Defesa, com as coordenadas já recebidas, "se dará início à suspensão das operações da polícia nessa área a partir da 0h de 27 de novembro".

O Ministério acrescentou no comunicado que "o retorno dos reféns, sãos e salvos, a suas famílias é a prioridade do Governo Nacional e das Forças Armadas".

O presidente Santos disse hoje que a libertação do general Alzate e seus dois acompanhantes acontecerá no sábado.

Ontem, os soldados César Rivera e Jonathan Díaz, sequestrados pelas Farc no dia 9 de novembro, foram entregues a uma comissão humanitária do CICV em uma área rural próxima a Tame, no departamento de Arauca, perto da fronteira com a Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcSequestros

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump