Mundo

Opep prevê leve aumento da demanda de petróleo em 2010

Establidade dos Estados Unidos e demanda de países emergentes são principais causas do aumento moderado

Opep revisou para cima a sua previsão de demanda de petróleo em 2010, com um aumento de um milhão de barris diários, para 85,5 mbd (AFP/Thomas Coex)

Opep revisou para cima a sua previsão de demanda de petróleo em 2010, com um aumento de um milhão de barris diários, para 85,5 mbd (AFP/Thomas Coex)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Viena - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou para cima a sua previsão de demanda de petróleo em 2010 (aumento de um milhão de barris diários, para 85,5 mbd), apesar das expectativas moderadas para o final do ano, em seu relatório mensal de agosto divulgado nesta sexta-feira em Viena.

"Graças à demanda estável de petróleo nos Estados Unidos, a demanda mundial de cru foi revisada para cima em 0,1 mbd para chegar a um crescimento de 1,05 mbd" em 2010, explicou a Opep.

Desta forma, a demanda total para este ano se situará em 85,5 mbd, contra 84,46 mbd no ano passado.

"A demanda de petróleo na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos) no segundo trimestre cresceu pela primeira vez desde 2007", também devido ao desempenho da economia americana, acrescentou o cartel.

Para o final de 2010, os países exportadores de petróleo esperam uma desaceleração do crescimento, já que "os países abandonam de forma progressiva seus planos de ajuda" para reativar a economia.

"O crescimento da demanda de cru virá dos países de fora da OCDE, principalmente China, Índia, Oriente Médio e América Latina", afirmou a Opep.

Acompanhe mais sobre petróleo

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorEnergiaExportaçõesPetróleoPreços

Mais de Mundo

Imigração dos EUA se desculpa após deter cidadãos americanos que falavam espanhol

EUA congelam financiamento federal para ONGs que atendem migrantes

Trump confirma contatos com Moscou para repatriar vítimas russas de acidente aéreo

Após acidente, Trump ordena revisão de protocolo aéreo e mudanças de contratação feitas com Biden