Mundo

Opep mantém teto de produção e secretário-geral

"Trinta milhões de barris por dia é a produção total aprovada pela Opep para 2014", indicou o ministro do Petróleo iraniano, Bijan Namdar Zanganeh


	Abdullah El-Badri: há um ano, os ministros da Opep também decidiram prorrogar o mandato de El-Badri, na falta de um consenso entre a Arábia Saudita, Irã e Iraque
 (AFP)

Abdullah El-Badri: há um ano, os ministros da Opep também decidiram prorrogar o mandato de El-Badri, na falta de um consenso entre a Arábia Saudita, Irã e Iraque (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2013 às 11h54.

Viena - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu nesta quarta-feira, em Viena, manter o teto de produção em 30 milhões de barris por dia, e seu secretário-geral, Abdullah El-Badri, segundo os ministros dos países membros do cartel.

"Trinta milhões de barris por dia é a produção total aprovada pela Opep para 2014", indicou o ministro do Petróleo iraniano, Bijan Namdar Zanganeh, ao final da reunião.

Este status quo já era esperado. Muitos ministros fizeram declarações nesse sentido antes da reunião. A produção é definida a este nível desde dezembro de 2011.

Além disso, o ministro argelino Youcef Yousfi afirmou que o grupo decidiu estender o mandato do líbio Abdullah El-Badri por mais um ano.

Há um ano, os ministros da Opep também decidiram prorrogar o mandato de El-Badri, na falta de um consenso entre a Arábia Saudita, Irã e Iraque, cada um defendendo um candidato.

A Líbia ocupa esse cargo desde 1º de janeiro de 2007.

O secretário-geral da Opep tem uma função representativa, mas também é responsável pela preparação das reuniões e promoção da reconciliação entre os pontos de vista, muitas vezes divergentes dos Estados-membros.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaÁsiaEnergiaIrã - PaísIraquePetróleo

Mais de Mundo

Novos bombardeios israelenses no Líbano deixam quase 50 mortos no domingo

1 milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano após ataques israelenses, estima premiê

Ultranacionalistas vencem eleições na Áustria pela primeira vez, segundo projeções

Israel lança ataque em “grande escala” contra rebeldes houthis em cidade do Iêmen