Mundo

Onze morrem em ataques a bases aéreas no Paquistão

Este foi o terceiro atentado contra aeroportos do país desde junho, o que desperta novas dúvidas sobre a segurança destes locais

Forças de segurança carregam o corpo de um homem que morreu após ataque no Paquistão (Naseer Ahmed/Reuters)

Forças de segurança carregam o corpo de um homem que morreu após ataque no Paquistão (Naseer Ahmed/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2014 às 18h13.

Quetta - Onze militantes ligados ao Taleban foram mortos e 13 membros das forças de segurança do Paquistão ficaram feridos em ataques a duas bases aéreas na cidade de Quetta, no oeste paquistanês, na quinta-feira, informaram autoridades.

Os atiradores não entraram nas instalações, mas foi o terceiro atentado contra aeroportos do país desde junho, o que desperta novas dúvidas sobre a segurança destes locais.

Os militares do Paquistão vêm conduzindo uma ofensiva contra a insurgência do Taleban na região remota e essencialmente descontrolada do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão, há dois meses.

Uma facção do Taleban paquistanês afirmou ter realizado os ataques de quinta-feira em resposta à ofensiva.

“É uma vingança pela matança de gente inocente no Waziristão do Norte e do Sul pelas mãos do Exército”, disse Ghalib Mehsud, que afirmou ser comandante e porta-voz do Islã Fidayeen, ala do Taleban responsável pelo treinamento de homens-bomba.

“Haverá mais ataques nos próximos dias”.

Os militares dizem que centenas de militantes foram mortos durante a ofensiva longamente aguardada. Moradores afirmam que alguns civis também morreram nos frequentes ataques aéreos.

O Exército afirmou que cinco dos atiradores do atentado de quinta-feira foram mortos na base da força aérea em Samungli, que compartilha uma pista com o aeroporto civil de Quetta. Há muito a cidade é usada como base do Taleban afegão e paquistanês.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtaques terroristasIslamismoPaquistãoTalibãTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado