Mundo

ONU suspende ajuda para restauração de casas em Gaza

Agência faz um apelo urgente para arrecadar 100 milhões de dólares para o primeiro trimestre do ano


	Gaza: ONU faz um apelo urgente para arrecadar 100 milhões de dólares para o primeiro trimestre do ano
 (Mohammed Abed/AFP)

Gaza: ONU faz um apelo urgente para arrecadar 100 milhões de dólares para o primeiro trimestre do ano (Mohammed Abed/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 10h42.

Gaza - A ONU anunciou nesta terça-feira a suspensão da ajuda a dezenas de milhares de palestinos para restaurar suas casas ou pagar o aluguel em Gaza depois da guerra com Israel, alegando que os doadores descumpriram seus compromissos financeiros.

"Em outubro foram prometidos 5,4 bilhões de dólares na conferência do Cairo" para a reconstrução do território depois da guerra de julho e agosto de 2014, mas, "de certa forma, nenhuma desta ajuda chegou a Gaza. É doloroso e inaceitável", afirmou em um comunicado Robert Turner, diretor em Gaza da agência para os refugiados palestinos (UNRWA).

A agência faz um apelo urgente para arrecadar 100 milhões de dólares para o primeiro trimestre do ano. Também adverte para o risco de desestabilização deste pequeno reduto atingido pela pobreza e pelo desemprego e sob o controle do movimento islamita Hamas.

Mais de 96.000 casas foram atingidas ou destruídas durante a guerra entre tropas israelenses e combatentes palestinos, lembra a UNRWA. São necessários 720 milhões de dólares para responder às necessidades, disse, acrescentando que por enquanto recebeu apenas 135 milhões.

Ainda resta parte do dinheiro dedicado à reconstrução das casas completamente destruídas, mas a parcela destinada à reparação das residências ou ao pagamento de aluguéis para as pessoas que ficaram desabrigadas se esgotou, afirma a agência.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de GazaGuerrasONUPalestina

Mais de Mundo

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta em encerrar checagem de fatos

Oposição venezuelana diz na Colômbia que Edmundo González será empossado hoje